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dc.contributor.advisorC.Braga Campos, Florianita-
dc.contributor.authorFERREIRA SANTANA, CRISTIANE-
dc.date.accessioned2018-10-04T18:35:36Z-
dc.date.available2018-10-04T18:35:36Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/437-
dc.description.abstractEste estudo relata as histórias da Saúde Pública e do profissional enfermeiro, buscando o encontro da formação profissional para atender os diferentes modelos de atenção à saúde. Neste histórico, pontuam-se as exigências profissionais para a estratégia em Saúde da Família na proposta de ampliação de acesso à Atenção Básica. Apresenta um estudo de projetos dos cursos de enfermagem das escolas mais tradicionais do Estado de Goiás e, também, entrevistas com os egressos dessas escolas, que atuam na Saúde da Família no Município de Anápolis, procurando identificar o aprendido e o exigido nas ações da Atenção Básica. Este estudo teve como objetivo principal, verificar nos currículos dos cursos e do profissional de enfermagem, subsídios que apontem para uma formação que vise a construir um processo de trabalho de caráter substitutivo, intersetorial e capaz de desenvolver a atenção integral à saúde com procedimentos no território, integrando a Equipe da Saúde da Família (ESF). A metodologia aplicada foi a descritiva. Trata-se de uma pesquisa documental por meio de exploração das fontes documentais e de abordagem qualitativa. Utilizou-se um instrumento contendo questões abertas e fechadas e uma entrevista semi-estruturada. Para a análise da temática, os dados colhidos nos currículos foram comparados entre o fazer do profissional e o que está escrito. A investigação ocorreu no período de março a outubro de 2008. A partir desses dados foram detectadas três categorias: a) organização do Processo de trabalho do profissional enfermeiro, USF; b) características\vivências do ensino em saúde pública; c) influências da formação acadêmica, na atuação dos profissionais que trabalham nos serviços de saúde. As questões levantadas nesse estudo mostram que tanto nos currículos, como na atuação do profissional no âmbito da estratégia em Saúde da Família, é recente a introdução de temas e estágios importantes para o profissional da ESF, quanto no município também é novidade o modelo substitutivo, paradoxalmente, fazendo com que os cursos não encontrem campos de estágio para melhor capacitação dos alunos. Finalmente, fazemos destaque da saúde no município de Anápolis, em que se nota o aumento da ESF, de 36.661 da população cadastrada no Sistema de Informação de Atenção Básica de Saúde (SIAB – modelo de Atenção PSF), em 2001 para um aumento em 2006 de cadastrados em 115.231, abrangendo uma cobertura da população pelo PSF em 36,1%. Em relação a UniEVANGÉLICA, a criação de cursos na área de saúde, como o Curso de Farmácia, Medicina, e outros cursos já em andamento têm um papel de destaque na formação do profissional de saúde. Sendo assim, ressalta-se a importância da criação de mecanismos de formação de profissionais de saúde, para o SUS, para o desenvolvimento de uma práxis com competência em equipe multidisciplinar na Atenção Básica, na UniEVANGÉLICA.pt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectAtenção Básicapt_BR
dc.subjectTerritóriopt_BR
dc.subjectEquipe de Saúde da Famíliapt_BR
dc.titleA SAÚDE DA FAMÍLIA E O ENFERMEIRO: POR UMA FORMAÇÃO EM FAVOR DA POLÍTICA PÚBLICA DE SAÚDEpt_BR
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