Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/354
Title: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FORMAL: SUA APLICAÇÃO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ANÁPOLIS
Authors: Dutra e Silva, Sandro
VANESSA DE MORAES CHIAROTTI, MIRIAM
Keywords: Ensino Fundamental em Anápolis
Educação Ambiental
Temas Transversais
Meio Ambiente
Issue Date: 2011
Abstract: O presente trabalho tem o objetivo de analisar como é aplicada a Educação Ambiental no ensino formal, do município de Anápolis, a partir do entendimento proposto no art. 1º, §1º da Lei nº. 9.394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN. Para tanto, como objetivos específicos, pretende-se: 1) entender os conceitos que norteiam a temática ambiental (Meio Ambiente, Questão Ambiental e Educação Ambiental); 2) perceber se o conceito de Educação Ambiental Crítica proposta por Carvalho (2008) encontra-se inserida nas políticas educacionais do Estado brasileiro em geral e nas escolas públicas municipais de Anápolis em particular; 3) discutir sobre os mecanismos encontrados pelo Estado brasileiro para o desenvolvimento da temática ambiental em nível da educação formal. De forma geral, os resultados obtidos na pesquisa mostram que o Estado, por meio das políticas públicas educacionais, atingem parcialmente os objetivos propostos por Carvalho (2008) em sua concepção de Educação Ambiental Crítica. Apesar das leis, decretos e as sugestões dos Parâmetros Curriculares Nacionais para se trabalhar com o tema transversal Meio Ambiente na escola, que, em seu conjunto, sinalizam uma preocupação com o meio ambiente, os resultados obtidos revelam que, nas escolas que serviram de campo de pesquisa, há uma grande distância em relação a esse modelo de Educação Ambiental Crítica.
URI: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/354
Appears in Collections:Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Miriam Vanessa.PDF770.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.