Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/339
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorJosé Coelho, Clarimar-
dc.contributor.authorSOUZA DE OLIVEIRA, NIRVANA-
dc.date.accessioned2018-09-24T18:32:43Z-
dc.date.available2018-09-24T18:32:43Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/339-
dc.description.abstractA temática a ser discutida nesta pesquisa refere-se às contribuições da avaliação enquanto processo de reflexão sobre a prática docente, capaz de contribuir para o desenvolvimento e a aprendizagem na Educação Infantil, tomando como objeto de estudo os Centros Municipais de Educação Infantil e Centros de Educação Infantil de Anápolis/GO. O estudo tem como objetivo geral investigar o sentido da avaliação para os docentes que atuam na Educação Infantil dos CEIs e CMEIs de Anápolis/GO. O percurso metodológico envolveu pesquisa bibliográfica, análise documental e coleta de dados mediante aplicação de questionários aos professores atuantes nessas instituições, visando conhecer sua prática avaliativa e suas concepções acerca da avaliação. Entre os principais autores pesquisados destacam-se: Hoffman (2001), Pontes (2001), Luckesi (2000, 2005), Carneiro (2010), Sommerhalder (2010), entre outros. O estudo discute a importância da avaliação na Educação Infantil como instrumento de repensar a prática pedagógica, de forma a favorecer o desenvolvimento infantil, detectando a necessidade de novas intervenções, novas estratégias educativas e auxiliar, desse modo, a prática docente. Em relação à pesquisa realizada junto aos professores, foi possível evidenciar que eles reconhecem a importância da avaliação bem como seus objetivos e instrumentos, mas relatam algumas dificuldades em relação principalmente aos instrumentos de avaliação sugeridos ou determinados pela Secretaria Municipal de Educação. Conclui-se ainda que a ficha de avaliação utilizada como instrumento de registro da avaliação pelos professores dos CEIs e CEMEIs de Anápolis apresenta algumas limitações, tornando necessária uma melhor reflexão sobre a prática avaliativa na Educação Infantil em Anápolis/GO.pt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.titleO SENTIDO DA AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma análise das percepções e práticas avaliativas nos CEIs e CMEIs de Anápolis – Goiás.pt_BR
Appears in Collections:Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Nirvana Souza de Oliveira.pdf1.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.