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dc.contributor.advisorAntonio Gonçalves Teixeira, Ricardo-
dc.contributor.authorMARIA DE SOUZA FERNANDES, SANDRA-
dc.date.accessioned2018-09-17T18:58:47Z-
dc.date.available2018-09-17T18:58:47Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/288-
dc.description.abstractA pessoa com deficiência durante muito tempo foi excluída da sociedade, sendo que em termos educacionais, sua trajetória histórica vai desde a exclusão, passando pela segregação ou escolas especiais, seguida pela integração com salas especiais em escolas comuns, até a proposta de inclusão que toma força ao final do século XX. Esta pesquisa tem por objetivo compreender a realidade da inclusão escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Anápolis, Goiás. A pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo descritiva e explicativa, com utilização de método etnográfico, com base na observação e diálogo com os diversos atores escolares. A pesquisa partiu de um estudo bibliográfico sobre a temática de inclusão escolar em diferentes meios como livros, revistas científicas especializadas, periódicos, dissertações e teses. Quanto à pesquisa etnográfica, realizou-se mediante visitas em cinco escolas da rede municipal de ensino de Anápolis, onde houve observação de aulas, conversas com os atores escolares e aplicação de questionários aos coordenadores pedagógicos, professores regentes e professores de atendimento educacional especializado. A pesquisa evidencia que ainda existem muitas barreiras para a efetivação inclusiva nas escolas pesquisadas, entre as quais destacam-se a formação precária dos professores, a falta de apoio/suporte pedagógico direcionado à inclusão escolar, bem como condições de acessibilidade, entre outros problemas. Apesar dos avanços em termos de legislações, conclui-se que ainda são necessárias políticas públicas mais efetivas no sentido de garantir ao aluno com deficiência não apenas o direito à vaga, mas a uma educação de qualidade.pt_BR
dc.subjectDocência e Educação Básicapt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectSecretaria Municipal de Educação de Anápolispt_BR
dc.titleA INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ANÁPOLISpt_BR
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