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dc.contributor.advisorGonçalves da Silva Barbalho, Maria-
dc.contributor.authorLuzia Lourenço Pimenta, Elaine-
dc.date.accessioned2018-09-03T18:59:17Z-
dc.date.available2018-09-03T18:59:17Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/241-
dc.description.abstractO estudo aqui apresentado partiu da crescente discussão a cerca das Tecnologias de Informação e Comunicação, em específico as tecnologias educacionais e os impactos que as mesmas têm sob a educação, e se essas tecnologias afetam positivamente a sala de aula e o processo de ensino-aprendizagem. A partir disso, o objetivo principal desse estudo compõe-se em compreender o uso das tecnologias de informação e comunicação pelos docentes de uma escola conveniada municipal da cidade de Anápolis, Goiás, com destaque para disciplina de Língua Portuguesa, no 6º ano do ensino fundamental. Além disso, verificou-se as tecnologias empregadas e de que maneira são utilizadas por esses docentes, observando diferentes formas de atuação e interação entre os discentes e docentes, a motivação/participação dos alunos, a partir da utilização do editor de texto Libre Office (Linux) para produção de textos poéticos do grupo pesquisado. Junto a isso, analisamos se esses professores estão capacitados ou se receberam algum curso de formação para a utilização de tais tecnologias e a adequação delas para a utilização nos temas abordados. Adotou-se nesse estudo, uma abordagem qualitativa e quantitativa, e foram entrevistados a partir de um questionário pré-estabelecido 11 professores, uma diretora e duas coordenadoras da Escola X. Os alunos do sexto ano da Escola X foram divididos em dois grupos, o grupo A que não fez o uso do computador, enquanto o grupo B fez o uso do Libre Office a partir dos computadores do laboratório de informática para a elaboração de poemas, com 18 alunos em cada grupo, que foram companhados durante um mês, totalizando oito horas aula. Os resultados obtidos apontaram que o grupo B que fez o uso do Libre Office a partir do computador, apresentou um maior interesse e motivação na execução dos textos poéticos, bem como uma maior interatividade entre os alunos e o professor. Já o grupo A que não fez o uso das tecnologias, apresentaram um menor interesse na elaboração dos poemas, onde foi necessário que a professora regente e a pesquisadora incentivassem os mesmos para concluir a tarefa. Com os resultados obtidos nesse estudo, conclui-se que as tecnologias educacionais, nesse caso o uso do Libre Office por meio do computador, aumentou notavelmente o interesse dos alunos e a motivação na aula, bem como uma maior dinâmica durante a realização das aulas. Por fim, o estudo aqui apresentado demonstrou que o uso das tecnologias educacionais têm um impacto positivo na dinâmica e nos aspectos cognitivos dos alunos, portanto, devem continuar sendo alvos de estudos, buscando compreender meios de aproveitar ao máximos essas tecnologias.pt_BR
dc.subjectTecnologia Educacionalpt_BR
dc.subjectTecnologia de Comunicação e Informaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia Ensino Aprendizagempt_BR
dc.titleO USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA CIDADE DE ANÁPOLIS, GOIÁSpt_BR
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