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Title: AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS EM GOIÁS – O QUE DIZEM OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO
Authors: Gonçalves da Silva Barbalho, Maria
de Lourdes da Cunha, Abadia
Keywords: Tecnologia educacionais
ensino e aprendizagem
formação de professor de Matemática para as TIC e infraestrututa
Issue Date: 2015
Abstract: Essa dissertação descreve os resultados de uma investigação de mestrado sobre ―As tecnologias de informação e comunicação nas escolas públicas estaduais em Goiás – o que dizem os professores de Matemática do ensino médio‖ desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente, do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA, no ano de 2014. O objetivo foi analisar a inclusão ou não inclusão das TIC no processo de ensino e de aprendizagem de Matemática na rede pública de educação do Estado de Goiás. Para tanto, foram selecionadas 5 (cinco) colégios nas cidades de Catalão, Goiânia, Jussara, Luziânia e Porangatu representativos das cinco Mesorregiões do Estado. Metodologicamente o trabalho se caracteriza como uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa e quantitativa, sendo os dados coletados por meio de aplicação de questionário semi-estruturado e de entrevistas realizadas com 105 pessoas, sendo 11 professores de Matemática, cinco profissionais do grupo gestor e de 89 alunos. Para a análise dos resultados os mesmos foram transformados em cinco categorias: - Formação dos professores e gestores, processo de ensino e de aprendizagem, inclusão das TIC nas práticas pedagógicas, estruturas dos colégios em relação às TIC e perfil socioeconômico e cultural dos alunos. Os resultados revelam um quadro preocupante no que se refere ao processo de ensino e de aprendizagem de Matemática e do novo modelo educacional, por meio da inclusão das TIC na educação, como a falta de estrutura física dos colégios, da formação continuada dos professores para o uso das TIC e de políticas públicas educacionais bem planejadas que acabam por desenhar o mapa da não inclusão das TIC nas ações pedagógicas dos professores.
URI: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/237
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