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dc.contributor.advisorSilva, Constanza Thaise Xavier-
dc.contributor.authorAzarias, Letícia Evangelista-
dc.contributor.authorMorais, Myllena Roriz de-
dc.contributor.authorVilela, Ana Carolina de Carvalho-
dc.contributor.authorTeodoro, Nathália Fernanda Gouveia Madureira-
dc.contributor.authorClemente, Manuela Vilela-
dc.date.accessioned2025-12-11T17:47:27Z-
dc.date.available2025-12-11T17:47:27Z-
dc.date.issued2025-12-11-
dc.identifier.urihttp://repositorio.aee.edu.br/handle/aee/23505-
dc.description.abstractOs cuidados paliativos (CP) têm como eixo principal ofertar qualidade de vida aos pacientes e seus familiares, na qual estão lidando com doenças que ameaçam a vida do paciente. A finalidade é confortar, fortificar, aliviar o sofrimento, ouvir e acompanhar desde o momento do diagnóstico até após o desfecho final. O objetivo do estudo é identificar o conhecimento sobre CP dos acadêmicos de medicina do ciclo básico (1º ao 4º período) e do clínico (6º ao 8º período) de uma instituição privada do Estado de Goiás. Trata-se de um estudo observacional, transversal e analítico que foi realizado através de um questionário estruturado, autoaplicável e adaptado pelas integrantes, e analisado por teste qui-quadrado (χ²) a fim de identificar se houve ascensão do conhecimento dos estudantes, perfazendo uma população de 800 alunos, sendo feita a amostra por conveniência entre os meses de fevereiro e março de 2025. A amostra do estudo foi composta por 353 acadêmicos de medicina de uma instituição privada do Estado de Goiás, distribuídos entre os ciclos básico (45,9%) e clínico (54,1%) sendo predominante o sexo feminino (67,7%), a maioria dos estudantes encontravam-se nos períodos intermediários e finais do ciclo clínico, com maior representatividade no 7º (18,4%) e 8º (13,1%) períodos. A grande maioria do ciclo clínico (45,6%) discorda totalmente de ter a matéria em sua grade curricular, havendo assim uma diferença significativa (p < 0,0001) entre os ciclos. Verificou-se também que os acadêmicos do ciclo clínico (16,8%) relataram ter tido contato com pacientes em CP, enquanto (42%) ciclo básico indicou não ter tido essa vivência, evidenciando uma diferença significativa (p < 0,0001). Em relação a percepção sobre o aprendizado de ferramentas de comunicação e postura médica para transmitir más notícias, os acadêmicos do ciclo clínico (65,5%) referem um aprendizado positivo, já o ciclo básico demonstrou neutralidade (30,7%) ou discordância (6,7%), revelando uma diferença altamente significativa (p < 0,0001). Por conseguinte, o presente estudo evidenciou uma evolução gradativa no conhecimento entre acadêmicos, tendo um melhor desempenho dos estudantes do ciclo clínico. No entanto, conclui se que persistem lacunas significativas na formação, especialmente no manejo da dor, uso de terapias, ética e comunicação. A ausência de módulos específicos, práticas e estágios compromete o desenvolvimento de habilidades essenciais, assim, destaca-se a necessidade de inclusão precoce e contínua de conteúdos sobre CP, visando formar médicos mais preparados, empáticos e qualificados para oferecer um cuidado humanizado e eficazpt_BR
dc.subjectConhecimento; Cuidados paliativos; Medicina; Estudantes.pt_BR
dc.titleConhecimento sobre cuidados paliativos dos acadêmicos de medicina do ciclo básico e clínico de uma instituição privada do Estado de Goiáspt_BR
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