Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/22579
Title: | AS DIFICULDADES NA ACESSIBILIDADE E A INCLUSÃO DE DEFICIENTES FÍSICOS (CADEIRANTES) NOS COLÉGIOS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE RUBIATABA/GO |
Authors: | MARTINS, Lincoln Deivid SOUSA, Roberta Soares de |
Keywords: | Acessibilidade Deficiente Escola Inclusão |
Issue Date: | 2024 |
Abstract: | Esse estudo trata de questões da acessibilidade dos portadores de necessidades especiais. Para sua consecução, foi definido como escopo geral do trabalho analisar as dificuldades de acessibilidade dos deficientes, considerando o fato que não são todos os lugares que estão equipados para receber as pessoas com deficiência (PCD). A justificativa para esse trabalho deve-se ao fato de ser um assunto significativo e urgente, já que muitas pessoas são impedidas de se locomoverem por causa da sua deficiência. O problema da monografia consiste em obter resposta se a acessibilidade de pessoas com deficiência físicas (cadeirantes) nos Colégios Estaduais do município de Rubiataba-GO estão sendo corretamente seguidas com o que está resguardado na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência e com o que determina a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, NBR 9050, que estabelecem as principais normas para a acessibilidade de deficientes no país? O método de pesquisa foi o qualitativo por meio da coleta de dados para atingir a proposta geral dessa monografia. Foi utilizado o recurso da pesquisa bibliográfica para elaborar os conceitos sobre a acessibilidade e o portador de necessidade especial. Como resultado, concluiu que as instituições de ensino estadual do município de Rubiataba atendem ao disposto nas normas e garantem a acessibilidade escolar da pessoa com deficiência. |
URI: | http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/22579 |
Appears in Collections: | TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - 2024 - ROBERTA SOARES DE SOUSA.pdf | 2.27 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.