Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/22456
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorKOBAYASHI, Cláudio Roberto dos Santos-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Lindamarques Lima da Silva-
dc.date.accessioned2024-10-21T19:26:03Z-
dc.date.available2024-10-21T19:26:03Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/22456-
dc.description.abstractO plano de negocio permite uma visão geral da empresa, fazendo com que o empreendedor exponha suas idéias e mostre viabilidade de sucesso em seu mercado. Assim, o objetivo do trabalho foi desenvolver um estudo minucioso das atividades da empresa, revisando processos e operações que demonstraram como esta se encontra e o que pretende para o futuro. A capacidade de reflexão crítica, valorizando os indicadores do negócio, os de qualidade e desempenho propiciam elementos teóricos e práticos que diretamente fundamentam e balizam a gestão e a supervisão. No plano de marketing, percebeu-se a atuação da empresa no mercado, descrevendo os principais produtos, estudo dos clientes, concorrentes. No plano operacional destacou-se a localização do negócio, o processo de comercialização e dimensionamento de pessoal. O plano financeiro apresentou entre outros dados, uma lucratividade de 1,1% ao mês, demonstrando por si só a inviabilidade do negócio uma vez que comparada às taxas médias de empresas que giram em torno de 3 a 6% e uma rentabilidade de 0,57%, indicando o percentual de remuneração do capital investido na empresa. O estudo possibilitou à empresa o adequado conhecimento dos seus concorrentes, a intenção do fornecedor, o perfil dos clientes, o que deflagrou o estabelecimento de estratégias para atender cada uma das situações avaliadas. A empreendedora, a qual é Bacharelando em administração, teve a oportunidade de aplicar as ferramentas, que foram desenvolvidas ao longo do curso, e, mais, a oportunidade ímpar utilizá-las na prática. Cabe ressaltar, que o trabalho de curso efetuado, além do papel acadêmico, como ferramenta indispensável e obrigatória para obtenção do grau de Bacharel em administração, possibilitou uma primeira negociação das bases comerciais com o fornecedor refletindo em uma melhoria das condições financeiras descritas anteriormente. Espera-se que este trabalho de pesquisa possa se constituir efetivamente em uma real contribuição para o aprimoramento desta atividade.pt_BR
dc.subjectEmpresapt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectNegóciospt_BR
dc.subjectPlano de negóciopt_BR
dc.titlePLANO DE NEGÓCIO: CENTRO OESTE GÁSpt_BR
Appears in Collections:TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - 2009 - LINDAMARQUES LIMA DA SILVA OLIVEIRA.pdf1.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.