Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/20909
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNUNES, Rosangela da Silva-
dc.contributor.authorSILVA, Simone Rodrigues da-
dc.date.accessioned2023-09-18T17:52:29Z-
dc.date.available2023-09-18T17:52:29Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttp://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/20909-
dc.description.abstractA proposta para uso de software educacional, numa perspectiva de aprendizagem, desenvolve-se a partir da utilização da informática educativa, considera questões como: adequação dos conteúdos à realidade do educando, aplicação de novas metodologias que incentivem a participação ativa do aluno no processo de aprendizagem e redefinição dos objetivos a fim de ampliar o desenvolvimento do indivíduo para a sua inserção na sociedade moderna. O presente estudo trata da avaliação de software educativo tendo como parâmetro algumas teorias da aprendizagem, entre elas: o Behaviorismo e o construtivismo. Foi elaborada uma lista para avaliar software educativo de acordo com essas teorias. A lista traz questões que ajudam a determinar para um software com qual teoria da aprendizagem o mesmo mais se identifica. A aplicação dessa lista foi feita nos softwares educacionais: Papai Noel e Amarelinha. Para o software, Papai Noel, a avaliação concluiu tratar-se de um programa com aspectos inerentes a teoria comportamentalista, já o software, Amarelinha, trata-se de um jogo com características da teoria construtivista. Os softwares avaliados possuem características distintas, mas podem ter seu momento de utilização. O modelo elaborado para a avaliação dos softwares possui limitações por não se tratar de uma fórmula pronta e acabada e sim de um recurso que auxilia na reflexão do mesmo. A escolha do software educativo a ser adotado, está diretamente ligada aos objetivos que o educador pretende alcançar. Conhecer o produto, conhecer algumas teorias da aprendizagem e ter um instrumento de avaliação em mãos para fornecer alguns indicativos em termos educacionais, são outros aspectos indispensáveis para auxiliá-lo nessa escolha e no planejamento de suas atividades.pt_BR
dc.subjectsoftware educacionalpt_BR
dc.subjectconstrutivismo e behaviorismopt_BR
dc.titleSOFTWARES EDUCACIONAIS E A EDUCAÇÃO: REFLETINDO SOBRE ASPECTOS PEDAGÓGICOSpt_BR
Appears in Collections:TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - 2007 - SIMONE RODRIGUES DA SILVA.pdf899.94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.