Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/20907
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCISSÉ BA, Serigne Ababacar-
dc.contributor.authorRIBEIRO, Sérgio Lemes-
dc.date.accessioned2023-09-18T16:13:16Z-
dc.date.available2023-09-18T16:13:16Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttp://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/20907-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi efetuar uma análise das estratégias corporativas do Banco do Brasil, verificando conjuntamente, sua eficácia, seus efeitos e reflexos junto aos funcionários. Nessa perspectiva realizou-se um estudo exploratório, com abordagem qualitativa, por meio de estudos de casos nas Agências de Carmo do Rio Verde, Ceres, Itapuranga, Itapaci, Rubiataba e Uruana. Iniciou-se com uma revisão bibliográfica sobre a conceituação do termo Estratégia, as principais escolas, os tipos de estratégias, juntamente com os diversos mecanismos utilizados para a construção das estratégias corporativas. Também caracterizamos o Sistema Financeiro Nacional, com ênfase no Banco do Brasil, objeto de análise da dissertação. Na seqüência, com base nos dados coletados em documentos do Banco do Brasil, foi possível conhecer o processo de elaboração do planejamento estratégico bem como a observância dos fatores estruturais e sistêmicos em nível estratégico e operacional. Por fim, expomos o resultado de entrevistas semi estruturadas realizadas por meio de questionários aplicados junto aos gerentes das agências sobre questões relacionadas às estratégias do Banco. Os resultados da pesquisa mostram que há preocupação em disseminar e homogeneizar conhecimentos, além de buscar o empenho de todos no que se refere à estratégia corporativa e ao atingimento dos objetivos. O plano estratégico é elaborado de forma centralizada pelas diretorias e são repassadas às demais unidades. Nas agências não existe um modelo ou uma metodologia para elaborar o plano operacional, mas há um comprometimento de todos os funcionários na busca do atingimento dos resultados, contando, para isso, com recursos que a unidade tem à disposição para buscar a competitividade.pt_BR
dc.subjectPlanejamento Estratégicopt_BR
dc.subjectEstratégiaspt_BR
dc.subjectOrganizaçãopt_BR
dc.subjectBancopt_BR
dc.titleNO CENTRO DO PLANEJAMENTO: GARIMPANDO AS ESTRATÉGIAS DO BANCO DO BRASIL E SEUS RESULTADOSpt_BR
Appears in Collections:TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - 2007 - SÉRGIO LEMES RIBEIRO.pdf1.66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.