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dc.contributor.advisorGomes, Marinés Chiquinquirá Carvajal Bravo-
dc.contributor.authorBORBA, JONATHAN DA SILVA-
dc.date.accessioned2023-08-02T17:47:31Z-
dc.date.available2023-08-02T17:47:31Z-
dc.date.issued2022-07-
dc.identifier.urihttp://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/20686-
dc.description.abstractHistoricamente a agroindústria sucroalcooleira é um dos mais importantes segmentos econômicos do país desde o Brasil imperial. Considerando os ciclos pau-brasil, ouro e café, a cana de açúcar sempre teve relevância no contexto econômico brasileiro. Dentre os diversos tipos de equipamentos instalados na planta de uma usina, estão as turbinas a vapor, sendo elas características em acionamentos de preparo de cana e moagem. Com o avanço tecnológico e os constantes estudos em melhoria de processos e eficiência energética, se tornou cada vez mais comum a comparação das vantagens e desvantagens entre turbinas a vapor e motores elétricos. A biomassa proveniente da cana de açúcar apresenta crescimento constante nos índices de geração de energia, nesse contexto as usinas visam otimizar o aproveitamento energético afim de reduzir o consumo e potencializar o excedente para comercialização. Nesse contexto vem se tornando tendência a substituição de turbinas a vapor por motores elétricos, pois com essa modificação é possível consumir menos vapor para produzir a mesma capacidade de potência em acionamento mecânico. A economia de vapor traz inúmeras vantagens ao processo, como por exemplo a sobra de bagaço e o aumento da capacidade de coogeração para consumo interno ou comércio. O presente trabalho teve intuito de realizar um estudo comparativo entre turbinas e motores na Usina Goianésia, empresa do seguimento sucroalcooleiro e dimensionar um motor elétrico capaz de substituir a turbina a vapor existente no primeiro terno da moenda. Foram obtidos resultados satisfatórios que evidenciam a economia de vapor ao substituir as turbinas. O vapor economizado pode ser direcionado para geração de energia ou economia de bagaço, ambos com potencial de lucratividade, sendo que para a primeira opção é fundamental o investimento em um gerador de maior capacidade. O motor elétrico foi dimensionado com potência de 1200 CV e 1200 rpm pensando em possíveis ampliações da moagem.pt_BR
dc.subjectTurbina a Vaporpt_BR
dc.subjectMotor Elétricopt_BR
dc.subjectEconomia de Energiapt_BR
dc.subjectSetor Sucroalcooleiropt_BR
dc.titleESTUDO COMPARATIVO PARA SUBSTITUIÇÃO DE TURBINA A VAPOR POR MOTOR ELÉTRICO EM ACIONAMENTO DE MOENDApt_BR
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