Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/19947
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorABREU, Sandra Elaine Aires de-
dc.contributor.authorMOTA, Joelma Regine da-
dc.contributor.authorCANDIDO, Joicy de Souza-
dc.contributor.authorVIEIRA, Nayanne Carolina de Carvalho-
dc.contributor.authorFERRAZ, Pâmella Patrícia de Sousa-
dc.date.accessioned2022-12-27T13:38:04Z-
dc.date.available2022-12-27T13:38:04Z-
dc.date.issued2022-12-27-
dc.identifier.urihttp://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/19947-
dc.description.abstractO presente artigo tem como tema a inclusão de deficientes na escola regular, tendo em vista a importância da inclusão de todos os estudantes – mas, em especial, a dos que possuem algum tipo de deficiência. No contexto da inclusão do estudante com deficiência na rede regular de ensino, estabelecemos como objeto desta pesquisa a inclusão do deficiente auditivo. Para tanto, a problemática que norteou a pesquisa foi: como ocorre a inclusão dos estudantes com deficiência auditiva na escola regular? Dessa forma, o objetivo geral foi explicar a inclusão dos estudantes com deficiência auditiva na escola regular. E os objetivos específicos foram explicar a inclusão no ambiente escolar; explicar a inclusão do deficiente auditivo no ambiente escolar e compreender as barreiras que os deficientes auditivos enfrentaram na inclusão na escola regular. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa e como meio de investigação a pesquisa bibliográfica. É imprescindível que se repensem as práticas pedagógicas que têm sido utilizadas com os alunos surdos, pois estes não podem acreditar que suas dificuldades no tocante à escrita e à leitura são totalmente devido aos limites que eles possuem por serem surdos, mas que isso ocorre em muitos casos pelas metodologias que são escolhidas para ensiná-los. É preciso também que haja uma ação-reflexão contínua sobre a inclusão dos surdos na escola regular, visto que estes têm capacidade de aprender e frequentar tais escolas, indo assim contra o discurso da exclusão escolar e, concomitantemente, indo a favor de práticas educacionais novas dentro das escolas regulares.pt_BR
dc.subjectInclusão; deficiente auditivo; escola regular.pt_BR
dc.titleINCLUSÃO DO DEFICIENTE AUDITIVO NA ESCOLA REGULARpt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC's

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Educação Inclusiva do Deficiente Auditivo.pdf489.66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.