Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/19718
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorReis, Fernando Figueiredo dos Santos e-
dc.contributor.authorS. Oliveira, Maria Clara-
dc.contributor.authorA. Correia, Micael-
dc.contributor.authorF. dos Santos e Reis, Fernando-
dc.date.accessioned2022-09-24T14:13:42Z-
dc.date.available2022-09-24T14:13:42Z-
dc.date.issued2021-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/19718-
dc.description.abstractEste estudo busca analisar o lugar da imagem no capitalismo e seus efeitos nos sujeitos a partir da articulação entre teoria da imagem, psicanálise e filosofia. A relação entre imagem e capitalismo encontra-se consolidada na sociedade do consumo, uma vez que os imperativos de gozo são veiculados por modalidades contemporâneas de imagem. Nesse contexto, a possibilidade de aproximação entre a forma-mercadoria e a imagem é favorecida pela natureza subjetiva, normativa e instrumental dessas imagens, que compõem uma economia que produz uma forma de vida específica num mundo imagético. A eficácia desse processo se deve à sua adequabilidade ao ritmo de autovalorização conformativa do Capital e sua compulsão pela produção e consumo contínuo de imagens. Enquanto os imperativos de gozo incitam a uma sujeição disciplinar através do fluxo indeterminado de enunciados e objetos, a sociedade atua na produção do valor das imagens, elevadas através da inclusão do próprio sujeito na imagem. Os efeitos dessa dinâmica caracterizam-se por uma espécie de bloqueio na capacidade dos sujeitos de narrarem suas experiências de sofrimento, uma vez que o empuxo imagético e repressivo da sociedade ocasionaria em déficit na qualidade narrativa.pt_BR
dc.subjectimagempt_BR
dc.subjectcapitalismopt_BR
dc.subjectconsumopt_BR
dc.subjectpsicanálisept_BR
dc.subjectsujeitopt_BR
dc.titleA ECONOMIA DAS IMAGENS: UMA ANÁLISE DO LUGAR DA IMAGEM NO CAPITALISMO DE CONSUMO E OS EFEITOS DE SUA DINÂMICA NOS SUJEITOSpt_BR
Appears in Collections:VII SEMINÁRIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE PSICOLOGIA - UNIEVANGÉLICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A ECONOMIA DAS IMAGENS-UMA ANÁLISE DO LUGAR DA IMAGEM NO CAPITALISMO DE CONSUMO.pdf327.75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.