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Title: Impacto da pandemia da COVID-19 sobre a saúde mental dos alunos de medicina da Universidade Evangélica de Goiás
Authors: Braga, Talita
Paula, Gabrielle Machado de
Melo, Jéssica Sena
Silva, Júlia Carneiro Melo
Silva, Karinne Andressa
Corrêa, Marcela Pepino
Keywords: Infecções por Coronavírus.
Saúde mental.
Estudantes de Medicina.
Isolamento social.
Issue Date: 20-Jun-2022
Abstract: A infecção pelo Coronavírus iniciou na China em dezembro de 2019 e se tornou rapidamente uma pandemia. Houve a necessidade de isolamento social em decorrência da alta transmissibilidade do vírus, afetando o ensino médico e trazendo consequências devastadoras ao psicológico tanto dos discentes como dos docentes. O objetivo deste trabalho é identificar quais são os efeitos psicológicos causados pela pandemia da COVID-19 nos estudantes de medicina. Trata-se de um estudo analítico, sendo o local de realização da pesquisa na Universidade Evangélica de Goiás - UniEvangélica, incluindo os alunos do ciclo básico e do ciclo clínico que passaram o momento da pandemia da COVID-19 cursando medicina por método online. Os resultados obtidos foram que 52,6% dos estudantes pesquisados não apresentaram sofrimento mental, porém alguns sinais de alerta foram encontrados como “ideia de acabar com a vida” (n: 164, 93,7%), “sentimento de inutilidade” (n= 149 85,1%), “falta de apetite” (n= 136, 77,7%) e “tremores nas mãos” (n= 136, 77,7%). Entre os que pontuaram ≥ 7 no questionário SRQ20, o ciclo básico apresentou maior quantidade identificada n= 65,1%. A presença de comorbidades não foi um fator que influenciou na saúde mental dos estudantes com 160 pessoas relatando não possuir comorbidades, sendo 79 pontuando ≥ 7. Já o estresse no período de aulas online foi um dado relevante sendo apresentado como positivo em 81,9 % dos classificados como sofrimento mental. Conclui-se que apesar da maioria não ter sido classificada com sofrimento mental, alguns transtornos psicológicos foram prevalentes como ansiedade e estresse. Ademais, problemas com internet ocorridos nos métodos de ensino online não foram relevantes no desenvolvimento de sofrimento mental, no entanto, a alta quantidade de matéria, dificuldade de rotina e estresse diminuíram o desempenho acadêmico dos pesquisados gerando frustração.
URI: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/19115
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