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dc.contributor.advisorCardoso, Hígor Chagas-
dc.contributor.authorSousa, Ana Lara Menezes de-
dc.contributor.authorSoares, Guilherme Antônio Ferreira de Sena-
dc.contributor.authorCurado, Habyla Thalya Alves Madureira-
dc.contributor.authorMaia, Lucas Lafaerto Felix-
dc.contributor.authorBessa, Nathália Brandão de-
dc.date.accessioned2022-07-07T14:22:21Z-
dc.date.available2022-07-07T14:22:21Z-
dc.date.issued2022-06-20-
dc.identifier.urihttp://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/19108-
dc.description.abstractA compreensão do processo de humanização no âmbito da saúde é importante, uma vez que é indispensável na relação médico-paciente, pois promove uma medicina direcionada à pessoa. Em busca desse cenário ideal, foram realizadas alterações na matriz curricular acadêmica bem como a criação de políticas e diretrizes, evidenciando uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Nesse contexto, objetivou-se avaliar a atitude dos médicos docentes a respeito da humanização da relação médico-paciente, especificamente, as atitudes de humanização relacionada à especialidade médica, tempo de formação, sexo e títulos de pós graduação. Como método foi realizado um estudo descritivo, quantitativo e transversal conduzido com 74 docentes médicos do curso de medicina da Universidade Evangélica de Goiás com dados coletados por meio da Escala de Orientação Médico-Paciente (EOMP). Os resultados dos escores globais obtidos (4,55), para todas as grandes áreas médicas pesquisadas, refletiram que as atitudes da relação médico-paciente estão focadas de forma preponderante no profissional e na doença. A variável área médica de formação apresentou associação estatisticamente significativa aos diferentes escores da EOMP (p < 0,05). Não se observou associação estatisticamente significativas entre as atitudes humanizadas e as variáveis sexo do participante (p=0,141), tempo de formado (p = 0,849) e títulos acadêmicos (p = 0,794). Ressalta-se assim, a necessidade de implementação da formação acadêmica no que se refere a temática sobre a humanização para uma formação do profissional médico com atitudes mais centradas no paciente.pt_BR
dc.subjectHumanização da Assistência.pt_BR
dc.subjectInstituições acadêmicas.pt_BR
dc.subjectDocentes de medicina.pt_BR
dc.subjectEscolas médicas.pt_BR
dc.titleAtitudes de humanização dos docentes médicos e fatores relacionadospt_BR
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