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dc.contributor.advisorAbreu, Sandra Elaine Aires de-
dc.contributor.authorSouza, Natália dos Santos de-
dc.date.accessioned2019-09-30T19:12:42Z-
dc.date.available2019-09-30T19:12:42Z-
dc.date.issued2019-06-24-
dc.identifier.urihttp://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/1875-
dc.description.abstractEste artigo tem como objeto de estudo o poder disciplinar segundo Foucault e a aculturação feita pelas disciplinas escolares segundo Chervel. Neste contexto, o presente trabalho pretende estabelecer as relações do poder disciplinador das escolas e a aculturação das disciplinas escolares.Tem como objetivo geral: analisar o processo disciplinar no ambiente escolar segundo Foucault e Chervel. E os objetivos específicos: explicar como Foucault discute o estabelecimento do poder disciplinar na escola; explicar como Chervel discute a aculturação a partir das disciplinas escolares; explicar a relação entre o poder disciplinador em Foucault e a aculturação disciplinas escolares em Chervel. A presente pesquisa foi desenvolvida por meio da pesquisa bibliográfica, e tomamos a obra Vigiar e punir, 1987, de Michel Foucault e o artigo A história das disciplinas escolares 1990 de André Chervel como “fontes”. O processo disciplinar no ambiente escolar nos dois autores segundo os autores estabelece uma relação com o termo disciplina. A disciplina de corpos dóceis e a disciplina escolar por meio de aculturação e assimilação obtêm um mesmo resultado, ou seja, a disciplina.pt_BR
dc.subjectPoder disciplinarpt_BR
dc.subjectAculturaçãopt_BR
dc.subjectDisciplina Escolarpt_BR
dc.subjectRelações de Poderpt_BR
dc.subjectContexto Escolarpt_BR
dc.titleAS RELAÇÕES DE PODER NO CONTEXTO ESCOLAR: O PODER DISCIPLINAR EM FOUCAULT E A ACULTURAÇÃO EM CHERVELpt_BR
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