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dc.contributor.advisorCardoso, Hígor Chagas-
dc.contributor.authorBernardes, Vitória Rezende Megale-
dc.contributor.authorSarmento, Rebecca Perin-
dc.contributor.authorLisboa, Kálita Oliveira-
dc.contributor.authorSarmento, Isabela Perin-
dc.contributor.authorManso, Giovanna Garcia-
dc.date.accessioned2021-06-25T15:42:17Z-
dc.date.available2021-06-25T15:42:17Z-
dc.date.issued2020-11-20-
dc.identifier.urihttp://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/17975-
dc.description.abstractA palavra “humanização” tem muitos significados, integrando inumeráveis variáveis, sendo interposta por imprecisões. Mais amplamente, a humanização pode ser considerada como o ato de tornar algo mais humano. Apesar de todo o aparato teórico concernente à assistência humanizada na formação médica, a inserção desses quesitos na prática ainda é conturbada. Os alunos não possuem interesse nas matérias que tratam deste assunto, considerando-as dispensáveis. Pode-se explicar tal fato pela forma como a matéria é abordada em aula: superficialmente. Assim, o objetivo desta pesquisa é identificar as percepções dos acadêmicos de medicina acerca da humanização do cuidado ao longo da graduação, observando as diferentes etapas que compõem o curso (ciclo inicial, ciclo intermediário e internato). Trata-se de um estudo transversal e descritivo, de natureza quantitativa, realizado no curso de medicina do Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA. O público alvo da pesquisa são alunos do 4º, 8º e 12º períodos. Para este fim, será utilizada a Escala de Orientação Médico Paciente (EOMP) - do inglês, Patient-Practioner Orientation Scale (PPOS). Este instrumento avalia a atitude do estudante em relação à centralização da prática da medicina no médico, na doença ou no paciente. A coadministração de um questionário sociodemográfico quantificará dados psicossociais que possam influenciar os resultados obtidos. Esta pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) UniEVANGÉLICA, seguindo a resolução 466/2012. Foi observado que os alunos participantes da pesquisa têm uma postura predominantemente centrada no próprio médico, e que paradoxalmente, o envolvimento com religião correlacionou-se inversamente com o grau de humanização.pt_BR
dc.subjectHumanização da Assistênciapt_BR
dc.subjectAtitude do Pessoal de Saúdept_BR
dc.subjectEducação de Graduação em Medicinapt_BR
dc.titleA prática da humanização na formação médica realidades, paradoxos e perspectivaspt_BR
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