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dc.contributor.advisorPricinote, Silvia Cristina Marques Nunes-
dc.contributor.authorRocha, Lucas de Lima-
dc.contributor.authorCunha, Marília Gomes da-
dc.contributor.authorRotondano Filho, Adriano Ferro-
dc.contributor.authorOliveira, Gustavo Silva-
dc.contributor.authorDuarte, Marcelo Mota de Souza-
dc.date.accessioned2021-06-25T13:18:44Z-
dc.date.available2021-06-25T13:18:44Z-
dc.date.issued2020-11-20-
dc.identifier.urihttp://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/17956-
dc.description.abstractIntrodução: A metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é uma das mais bem descritas ferramentas utilizadas nas instituições de ensino que visam uma formação médica baseada em metodologias ativas. O presente estudo teve como objetivo comparar a percepção em diferentes períodos da graduação a respeito do método ABP por acadêmicos do curso de medicina em uma instituição de ensino superior do estado de Goiás. Métodos: Tratou-se de uma pesquisa com delineamento observacional e transversal, sendo constituída uma amostra de conveniência com acadêmicos do ciclo básico, ciclo clínico e internato, constituída por 145 acadêmicos. A avaliação foi realizada por meio do questionário “Critérios para avaliar a percepção dos alunos sobre a implementação da ABP” modificado. Resultados: O internato é o grupo com melhor taxa de satisfação em relação à metodologia ABP (48,6%), seguida pelociclo básico (43,5%) e clínico (21%). A principal vantagem apontada é habilidade de tomada de decisões (35,9%), sendo a falta de direcionamento de fontes de estudo a principal desvantagem (38,7%) e a melhor delimitação de objetivos e fontes de estudo a sugestão de melhoria predominante (29,7%). Discussão: Em comparação ao método tradicional, a ABP obteve percepção positiva em muitos aspectos. A falta de direcionamento de estudo, a carga horária elevada e a substituição do professor por um facilitador podem dificultar o processo de aprendizado e adaptação do aluno. A maior aceitação do método pelo internato decorre do conhecimento teórico adquirido e reconhecimento da aplicabilidade na prática médica.Conclusão: Alunos imersos na ABPpossuem melhorcapacidade para tomadas de decisões e correlação entre raciocínio e conteúdo, com maior aceitabilidade entre amostra do internato. Há consenso em relação a falta de direcionamento de fontes de estudo, além demaior dificuldade de administração e organização de tempo por parte dos alunos submetidos a metodologia ABP.pt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectEstudantes de medicinapt_BR
dc.titleAprendizagem baseada em problemas (ABP): a percepção dos acadêmicos do curso de medicina de uma instituição de ensino superior em diferentes momentos da graduaçãopt_BR
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