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dc.contributor.advisorSIMÕES, Angélica Lima Brandão-
dc.contributor.authorXAVIER, Aline Stephanie Martins-
dc.contributor.authorSANTOS, Lara Souza dos-
dc.date.accessioned2021-04-07T22:14:50Z-
dc.date.available2021-04-07T22:14:50Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/17296-
dc.description.abstractINTRODUÇÃO: Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a cada dia são registrados mais de 1 milhão de casos de IST curáveis entre pessoas de 15 a 49 anos no mundo, que se espalham por contato sexual sem proteção. No Brasil as IST estão entre as 10 causas mais frequente de procura por serviços de saúde. Referente às IST percebe-se que nos casos de HIV/AIDS o controle da prevalência e da incidência não é total, sendo de fundamental importância as inciativas de prevenção, promoção e tratamento. A enfermagem tem papel fundamental de promoção e prevenção intervindo individualmente, na comunidade e na família, detectando situações de riscos e fatores, promovendo educação em saúde, contribuindo para o diagnóstico precoce e tratamento efetivo do paciente e seu parceiro sexual. OBJETIVO: Caracterizar os trabalhos produzidos e sintetizar a contribuição destes para o enfoque das ações educativas que podem ser desenvolvidas por enfermeiros aos usuários em situação de vulnerabilidade às IST/HIV por meio da revisão integrativa de literatura. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura que seguiu as seguintes etapas: identificação do tema e seleção da questão norteadora, estabelecimento dos critérios para a seleção da amostra, definição das informações a serem extraídas dos estudos selecionados e categorização dos estudos, avaliação dos estudos incluídos na revisão integrativa e por fim a interpretação dos resultados e apresentação da revisão. RESULTADOS: Foram selecionados 12 artigos da base de dados BVS e 5 na Biblioteca SciELO, totalizando uma amostra de 17 artigos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Podemos observar que os profissionais de enfermagem devem desenvolver um papel fundamental desde a prevenção, detecção, tratamento e a promoção das IST/HIV, através de uma assistência integral e de qualidade. Palavras-Chaves: IST, DST, enfermagem, ações educativas, prevenção.pt_BR
dc.subjectISTpt_BR
dc.subjectDSTpt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectAções educativaspt_BR
dc.subjectPrevençãopt_BR
dc.titleA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO FRENTE ÀS AÇÕES EDUCATIVAS DE PREVENÇÃO ÀS IST/HIVpt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso - ENFERMAGEM - TCC 2020.2

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