Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/16985
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNishi, Luciana-
dc.contributor.authorMoura, Victor Caldeira de-
dc.date.accessioned2021-01-19T20:31:51Z-
dc.date.available2021-01-19T20:31:51Z-
dc.date.issued2019-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/16985-
dc.description.abstractO crescente avanço da tecnologia e a maneira com que as organizações realizam suas transações comerciais, por meio da tecnologia, trazem revoluções significativas gestão empresarial. Assim, torna-se um desafio manter o gerenciamento de serviços de TI – (Tecnologia da Informação), pois as organizações passam a preocupar-se com espionagens industriais, fraudes, invasões, erros de sistema, dentre outros. As boas práticas em gerenciamento de serviços de TI contribuem com o objetivo de reduzir custos, melhoria na qualidade dos serviços prestados e maior alinhamento estratégico entre a área de TI e as empresas. O estudo pautou-se na necessidade de desenvolver um gerenciamento de serviços de TI com base na Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia e Informação – ITIL (Information Technology Infrastructure Library) para melhorar o atendimento de suporte e serviços de TI. O objetivo geral do trabalho foi aprimorar a gestão do suporte, a qualidade do atendimento e redução do número de incidentes. A pesquisa foi considerada de caráter exploratório, adotando como procedimento técnico pesquisa de campo. Foi utilizado como instrumento questionário estruturado elaborado pelo próprio pesquisador. Com o uso das boas práticas da ITIL com foco na operação de serviços possibilitou-se entregar níveis de serviço acordados entre cliente e prestador e gerenciar as aplicações. Com a aplicação do modelo ITIL por meio das boas práticas da Operação de Serviço espera-se ordenar e cumprir os procedimentos de modo mais organizado e eficiente.pt_BR
dc.subjectSegurança da Informaçãopt_BR
dc.subjectITILpt_BR
dc.subjectGerenciamento de TIpt_BR
dc.subjectGestão livre do Parque de Informáticapt_BR
dc.titleGERENCIAMENTO DE SERVIÇO DE TI EM UM GRUPO DE INDÚSTRIAS GRÁFICAS COM BASE NA ITILpt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC's (Engenharia de Computação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2_LVictorCaldeira.pdf1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.