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Title: PREVALÊNCIA DA AUTOMEDICAÇÃO ENTRE ACADÊMICOS DO CURSO DE FARMÁCIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DA CIDADE DE CERES - GO
Authors: SANTOS, ANA CLÁUDIA ALVES DE OLIVEIRA
LAIGNIER, AMANDA
CALDAS, FABRÍCIO LOBO
LIMA, GUILHERME ACIOLY DE
MODESTO, TUANA OLIVEIRA
Keywords: Automedicação
Prescrição Médica
Medicamentos
Issue Date: 2012
Abstract: A automedicação entre universitários da área de saúde, tem se tornado uma prática comum, ocasionando por vezes agravos à saúde bem como o aumento dos riscos associados ás interações medicamentosas e intoxicações. No Brasil essa prática é realizada com maior frequência em regiões onde o acesso à saúde é precário ou não existe, o fato está intimamente relacionada ao nível socioeconômico, sendo a classe média e alta responsáveis pela intensificação da automedicação. Este trabalho teve como objetivo avaliar a prevalência da automedicação entre acadêmicos do curso de farmácia de uma instituição de ensino superior localizada na cidade de Ceres – GO. A pesquisa foi realizada através da aplicação de um questionário aos alunos do 1º e 7º períodos, mediante assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. Foram avaliadas as seguintes variáveis: utilização de medicamentos sem receita médica, frequência da automedicação, medicamentos utilizados, duração da automedicação, motivos da utilização, indicação do medicamento, ultima consulta, entre outras. Participaram do estudo 78 alunos, destes 77 (98,7%) alegam praticar a automedicação, sendo 35 (44,9%) acadêmicos do 1º período e 42 (53,8%) do 7° período. Quanto aos motivos para automedicação a dor de cabeça foi o sintoma mais referenciado 39 (48,2%), seguido pelos antibióticos 15 ( 18,3%). As classes de drogas mais utilizadas foram: analgésico/antitérmicos 41 (50,7%), antigripais 10 (12,4%), anti-inflamatórios 11 (13,2%) e antibióticos 15 (18,3%). Com relação à frequência de automedicação nos últimos 12 meses, 8 (10,3%) não se automedicaram, 39 (48,6%), se automedicaram entre uma e duas vezes, 20 (24,2%) entre três e quatro vezes, 14 (16,9%) mais que cinco vezes. Mediante os resultados obtidos, observa-se que os acadêmicos ingressantes apresentaram um maior índice de automedicação deixando claro que o conhecimento pode interferir na prática desta ação.
URI: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/16571
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