Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/14865
Title: MEIO AMBIENTE SUSTENTÁVEL E MINERAÇÃO: A PROTEÇÃO AMBIENTAL FRENTE OS PROCESSOS DE MINERAÇÃO DA CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS
Authors: Stival, Mariane Morato
PAIVA, LEONARDO
Keywords: Mineração. Meio Ambiente. Direito Internacional Ambiental. Caso Saramka versus Suriname. Caso Mariana, Brasil.
Issue Date: 16-Jun-2020
Abstract: Existe um elevado número de regras ambientais no cenário internacional e no nacional. Entretanto, apesar da presença de normas de proteção ambiental, problemas envolvendo o setor de mineração e os danos ao meio ambiente e à sustentabilidade tem sido frequentes no âmbito mundial e nacional. Esta dissertação objetiva analisar o impacto do setor de mineração no meio ambiente, sob a ótica no Direito Ambiental-Internacional, especialmente no sistema interamericano de direitos humanos e no Direito brasileiro. Na Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), a questão ambiental é tratada de forma restrita e indireta, mesmo com um grande número de problemas sobre mineração e meio ambiente. O caso Saramaka versus Suriname e o caso do rompimento da barragem de Mariana apresentam repercussões no Direito Internacional-Ambiental e no brasileiro e pode ser uma boa oportunidade para a CIDH inovar sua jurisprudência sobre mineração e meio ambiente e apresentar reflexos no Direito Ambiental brasileiro. Para o desenvolvimento desta pesquisa, utilizam-se o método bibliográfico e a análise de documentos internacionais e nacionais envolvendo os casos Saramaka versus Suriname e o caso Mariana.
URI: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/14865
Appears in Collections:Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Mestrado - LEONARDO ELIAS.pdf737.05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.