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dc.contributor.advisorSilva, Welinton Rosa-
dc.contributor.authorSILVA, LAUDNEI RICARDO-
dc.contributor.authorSILVA, ROBERTA OLIVEIRA AQUINO-
dc.date.accessioned2019-05-29T19:29:47Z-
dc.date.available2019-05-29T19:29:47Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/1222-
dc.description.abstractNovas demandas de mercado geraram a necessidade de rapidez e precisão na obtenção e tratamento de dados para a representação da superfície, neste sentido, a topografia aparece como uma ferramenta necessária para a execução dos mais variados tipos de serviços relacionados à engenharia. Neste contexto, o presente trabalho visa analisar a precisão dois equipamentos topográficos na altimetria, o Scanner e o VANT – Veículo Aéreo Não Tripulado, tendo referencial GNSS RTK (Global Navigation Satellite System) e a verificar a confiabilidade dos dados, por meio da análise estatística, onde para obtenção da precisão do levantamento, através de testes de hipótese como Qui-quadrado e, para análise de tendência de dispersão, o teste t-Students, analisando o modelo digital de terreno obtido nestes levantamentos e classificando-os de acordo com o Padrão de Exatidão Cartográfico – PECPCD. Os materiais utilizados para o levantamento dos dados foram o VANT e o Scanner. O VANT utilizado foi uma aeronave de asa fixa, modelo eBee, da marca sense Fly, a qual fezse possível obter a nuvem de pontos através de sobreposição de fotos, gerando um modelo 3D de superfície. O Scanner, da marca Leica Geosystems, modelo C10, propaga feixes de luz na velocidade da luz, onde determina-se a distância através do tempo percorrido; essas informações coletadas pelo equipamento geram uma nuvem de pontos, formando um modelo tridimensional do terreno. Foram coletados, dentro da área levantada, 14 pontos aleatórios com o GNSS RTK e analisados nos mesmos pontos pelos dois equipamentos. Os dados não apresentaram diferenças significativas de acordo com os testes realizados, ou seja, os dois equipamentos têm uma precisão próxima ao GNSS, aceitáveis dentro da classificação A da PEC – PCD (Padrão de Exatidão Cartográfico), sendo que o que indicará a melhor opção de trabalho será a área a ser levantada e a análise do custo do equipamento em relação ao serviço executado.pt_BR
dc.subjecteBeept_BR
dc.subjectLeica Geosystemspt_BR
dc.subjectVeículo Aéreo Não Tripuladopt_BR
dc.subjectGNSSpt_BR
dc.titleACURÁCIA E PRECISÃO: ANÁLISE ESTATÍSTICA DE LEVANTAMENTOS TOPOGRÁFICOS COM VANT E SCANNERpt_BR
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