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dc.contributor.advisorVieira Martins, Leonardo-
dc.contributor.authorVINÍCIOS DE MELO, CRISTIANO-
dc.date.accessioned2020-11-12T23:33:36Z-
dc.date.available2020-11-12T23:33:36Z-
dc.date.issued2016-12-01-
dc.identifier.urihttp://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/10467-
dc.description.abstractO marketing de relacionamento manifestou-se de forma não extravagante ainda, em meados dos anos 80 na área acadêmica, o motivo de seu surgimento foi a alegação da baixa eficácia do marketing tradicional em diversas situações. A partir daí, o marketing de relacionamento passou a receber influência de outras correntes como o marketing de serviços e do marketing industrial americano. Atualmente, embora não esteja completamente livre de adaptações, e, como todo bom mecanismo, não está isento de crescimento e evolução, o marketing de relacionamento, é, sem dúvida, uma questão de grande significância, quiçá, uma das maiores vertentes do cenário empresarial vigente.O investimento em mecanismos de Marketing de Relacionamento tem um papel fundamental no posicionamento da empresa em relação à longevidade do relacionamento com os clientes, consequentemente em sua posição competitiva. Melhorar a competitividade organizacional tornou-se uma força motriz para as empresas nacionais, em função da entrada de empresas estrangeiras. De forma efetiva, o marketing de relacionamento vem ajudando as empresas a construírem um rumo divergente das demais, além de aproximá-las de seus clientes, tornando a relação mais natural e duradoura, e a liderarem o mercado, assim, possibilitando que se tornem altamente rentáveis.pt_BR
dc.subjectMarketing de relacionamento.pt_BR
dc.subjectMecanismopt_BR
dc.subjectClientespt_BR
dc.titleO MARKETING DE RELACIONAMENTO COMO FERRAMENTA DE RETENÇÃO DE CLIENTESpt_BR
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