Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/10449
Title: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO APLICADO AS PEQUENAS EMPRESAS COMO FORMA DE COMPETITIVIDADE
Authors: Mendes dos Santos, Haroldo
ROSA DE ANDRADE, TAYNARA
Keywords: Planejamento Estratégico
Pequenas Empresas
Vantagem Competitiva
Competitividade
Issue Date: 1-Dec-2014
Abstract: No mercado globalizado existente hoje, as pequenas empresas enfrentam vários obstáculos para manterem vivas e prósperas, com qualidade maior dos produtos, concorrentes, clientes cada vez mais exigentes, fornecedores, clima e cultura organizacional, entre outros fatores. Uma das saídas encontradas por elas é a elaboração de um planejamento estratégico eficiente, que lhes permitam estar em constante ligação com o ambiente, a fim de estabelecer metas e responder rapidamente as mudanças do mercado, porém estas encontram grandes dificuldades para essa elaboração e implantação desta ferramenta, seja pela complexidade do mesmo ou pela característica de gestão da empresa. Este trabalho tem o objetivo de, através de análises bibliográficas, avaliar a necessidade do planejamento estratégico além de sua aplicabilidade através dos objetivos apresentados há grande necessidade de analisar os fatores que implicam na gestão e na elaboração do planejamento estratégico, porém este deve ser considerado uma ferramenta flexível, para que se possa adaptar as necessidades das empresas; isso dependerá principalmente do tamanho da empresa, para estas empresas sobreviverem e manter uma vantagem competitiva sobre as demais. Durante a elaboração da pesquisa foi notado grande gama de conceitos aplicados ao planejamento estratégico, mas são carentes os dados e informações a serem aplicadas as pequenas empresas, tendo estas que utilizar teorias feitas para as grandes empresas.
URI: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/10449
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC's



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.