Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.aee.edu.br/handle/aee/23537
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLuz, Caroline de Santana-
dc.contributor.authorSouza, Paula Lopes de-
dc.contributor.authorUsevícius, André Álvares-
dc.date.accessioned2025-12-18T12:13:33Z-
dc.date.available2025-12-18T12:13:33Z-
dc.date.issued2026-
dc.identifier.urihttp://repositorio.aee.edu.br/handle/aee/23537-
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo compreender a influência dos chatbots, enquanto agentes de Inteligência Artificial Generativa, no comportamento social contemporâneo e em seus efeitos nas relações interpessoais. Adotou-se uma abordagem exploratória e qualitativa, por meio de revisão de escopo da literatura científica e de estudos publicados, que visaram iniciar uma análise e uma reflexão teórica sobre o tema. Os resultados indicaram que, embora essas ferramentas ofereçam praticidade, acesso à informação e suporte emocional, seu uso crescente pode reduzir a qualidade das interações humanas, comprometer habilidades sociais essenciais, como empatia e cooperação, e gerar dependência tecnológica. Observou-se que a presença de agentes virtuais reconfigura a percepção do outro e das relações sociais, exigindo reflexão ética sobre seu uso. Conclui-se que, para promover efeitos positivos, são necessárias a educação midiática, o desenvolvimento de competências digitais e a implementação de práticas éticas, de modo a garantir equilíbrio entre os benefícios tecnológicos e a preservação de vínculos humanos significativos.pt_BR
dc.subjectinteligência artificialpt_BR
dc.subjectchatbotspt_BR
dc.subjectsaúde mentalpt_BR
dc.subjectinteração socialpt_BR
dc.titleA Influência dos Chatbots no Comportamento Socialpt_BR
Appears in Collections:ANAIS XV SEMINÁRIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE PSICOLOGIA - UNIEVANGÉLICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A Influência dos Chatbots no Comportamento Social.pdf265.76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.