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dc.contributor.advisorParreira, Samara Lamounier-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, PAULYANE CRISTINE-
dc.date.accessioned2020-05-13T14:35:59Z-
dc.date.available2020-05-13T14:35:59Z-
dc.date.issued2019-10-04-
dc.identifier.urihttp://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/9287-
dc.description.abstractEsta pesquisa versa sobre a contribuição da avaliação cognitiva para implementação do uso do recurso de Comunicação Aumentativa e Alternativa para Pessoas com Deficiência Intelectual. O referencial teórico proposto foi fundamentado na compreensão sobre a linguagem, comunicação, deficiência intelectual, avaliação neuropsicológica, tecnologia assistiva e recursos de Comunicação Aumentativa e Alternativa. O objetivo do estudo é verificar se a avaliação neuropsicológica de pessoas com deficiência intelectual contribui no processo de seleção e adaptação de pessoas com déficits comunicacionais aos recursos de tecnologia assistiva em Comunicação Aumentativa e Alternativa. A pesquisa refere-se a uma série de casos, tendo como população pessoas com deficiência intelectual grave. Após seleção dos participantes por critérios especificamente estabelecidos, fizeram parte do estudo um total de seis participantes, dentre os quais, após avaliação e reavaliação, apresentaram deficiência intelectual grave, com idades entre 6 e 16 anos, assistidos pela Escola Maria Montessori da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Anápolis. As etapas seguiram a aplicação dos protocolos e testes de avaliação de cada área – neuropsicologia e fonoaudiologia –, o estudo dos casos pelas profissionais para o direcionamento dos recursos específicos, o treino e a reavaliação. Os recursos foram entregues para os participantes e, em um período de três meses, foram realizados treinos para uso do recurso de Comunicação Aumentativa e Alternativa e orientação familiar para efetivação do uso em casa. A reavaliação considerou a Classificação Internacional de Funcionalidade para elucidar os dados apontados após o treino. A metodologia utilizada no estudo dos dados foi análise de conteúdo de Bardin, seguindo as etapas de préexploração, seleção das unidades de análise, categorização e subcategorização. Os resultados indicaram que o desenvolvimento de estratégias de treino de uso de Comunicação Aumentativa e Alternativa para pessoas com deficiência intelectual grave com déficit comunicacional possibilitou uma ampliação da capacidade comunicacional de pessoas com deficiência intelectual, por meio da Tecnologia Assistiva de Comunicação Aumentativa e Alternativa. A avaliação neuropsicológica contribuiu substancialmente na avaliação dos participantes e na indicação e treino do uso do recurso. Contudo, o estudo apontou a necessidade de participação efetiva da família para a generalização da resposta, bem como o fato de que as barreiras de atitude dos familiares influenciaram diretamente na participação e inclusão do indivíduo para comunicação social. Também foi possível notar que as pesquisas são insuficientes e que a avaliação deve considerar o indivíduo de forma holística.pt_BR
dc.subjectAPAE; Neuropsicologia; Deficiência Intelectual Grave; Tecnologia Assistiva; Comunicação Aumentativa Alternativa.pt_BR
dc.titleCONTRIBUIÇÃO DA AVALIAÇÃO COGNITIVA NA IMPLEMENTAÇÃO DO RECURSO DE COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL.pt_BR
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