Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/8533
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MELO, Lígia Braz | - |
dc.contributor.author | MACHADO, Geovana Teixeira | - |
dc.contributor.author | MELO, Lígia Braz | - |
dc.contributor.author | SILVA, Cleidiane de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-21T11:55:40Z | - |
dc.date.available | 2020-01-21T11:55:40Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-30 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/8533 | - |
dc.description.abstract | Os transtornos mentais relacionados ao trabalho estão cada vez mais presentes na vivência das organizações e dos seus colaboradores, e sua incidência cresce em decorrência do desgaste da rotina diária dentro da empresa. O objetivo desse trabalho é conceituar estresse e quais os riscos para saúde do profissional docente, tendo como sua característica identificar os inúmeros estressores que fazem do trabalho do docente uma profissão predisposta ao desenvolvimento de estresse ocupacional, bem como a sua influência nos desempenhos e produtividade dos profissionais da educação em suas tarefas. Propondo reflexões sobre os principais fatores que a ocasionam. Foi realizada uma análise da literatura nas bases eletrônicas LILACS e SCIELO. Após o refinamento obteve-se onze artigos para leitura analítica e posterior classificação por índices de evidências. Conseguiu-se o delineamento das evidências em que os professores sofrem com os eixos temáticos, como baixa remuneração, saúde, problemas sociais e laborais, previamente definidos através dos parâmetros. Justifica-se o emprego de meios científicos na elaboração da pesquisa, na esperança de que os resultados possam coadjuvar para o conhecimento dos educadores e colaborar, não apenas com a compreensão, mas principalmente com a conscientização desses profissionais, com vistas que os devidos cuidados sejam evidenciados. Influenciar positivamente os colaboradores desse ambiente organizacional torna-se imperativo, uma vez que lhes faltam reconhecimento principalmente financeiro para tão nobre missão. Assim, o aprendizado sobre o tema propiciando uma conscientização que ajude a proteger a saúde emocional dos profissionais da educação pode ser de grande valor social. | pt_BR |
dc.subject | Estresse Educacional | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | ESTRESSE OCUPACIONAL: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE ESTRESSORES NA DOCÊNCIA | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso - ENFERMAGEM -TCC's 2019.2 |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC CLEIDIANE DE OLIVEIRA SILVA E GEOVANA TEIXEIRA MACHADO.pdf | 419.01 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.