Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/7752
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Moura, Ana Amélia de Paula | - |
dc.contributor.author | Campos, Gustavo José | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-29T18:27:40Z | - |
dc.date.available | 2019-10-29T18:27:40Z | - |
dc.date.issued | 2016-12 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/7752 | - |
dc.description.abstract | A educação de qualidade, capaz de formar indivíduos autônomos e críticos, tem sido frequentemente e fortemente discutida. A biblioteca é um espaço essencial no processo de aprendizagem, tem sido pouco valorizada e muitas vezes esquecida. Quando falamos de biblioteca, a imagem que vem à cabeça da maioria das pessoas é de um depósito de livros, um espaço pouco frequentado e de poucos atrativos para seus usuários. A biblioteca é um lugar propício para a promoção de atividades relacionadas à leitura, atividade essencial durante a aprendizagem. Uma leitura eficaz, que não seja mecânica e que ultrapasse a simples decodificação , proporciona o entendimento não apenas do texto lido, mas da realidade a nossa volta, levando o indivíduo a fazer conexões com textos lidos anteriormente , também , com as experiências vividas ou ouvidas. É justamente nesse processo de inferências, conexões e reflexões que a leitura, segundo Silva (2003) ,contribui para despertar a criatividade e o senso crítico do aluno. No entanto, no Brasil onde, infelizmente, grande parte da população é culturalmente desfavorecida, a leitura ainda não é tratada com a devida importância. Num país onde poucos têm acesso à uma educação de qualidade, onde crianças são obrigadas a deixar a escola para trabalhar e ajudar no sustento da família, perdendo sua infância e deixando de lado o direito à escola e lazer, a leitura ainda é vista, pelas classes menos favorecidas, "um ócio descompromissado, desligado do trabalho produtivo e a biblioteca como um museu estagnado ou como um receptáculo passivo" (SILVA, 1986, p. 46). A biblioteca escolar tem um papel fundamental no sistema educacional, além da função educativa, a biblioteca possui ,também, uma função cultural, visto que, nela podemos encontrar diversos tipos de livros, literários ou não, que contribuem para a formação cultural do indivíduo. Ela constitui-se em um grande e precioso instrumento no processo educativo do indivíduo e elemento fundamental para formação das pessoas, pois potencializa as condições necessárias para formação permanente, tendo o poder de estimular o aprendizado e o desenvolvimento de seus usuários através de atividades que despertam a curiosidade. | pt_BR |
dc.subject | Anápolis | pt_BR |
dc.subject | biblioteca parque | pt_BR |
dc.title | Biblioteca Parque Bairro de Lourdes | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC's |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GUSTAVO JOSE - RESUMO WEB.pdf | 10.66 MB | Adobe PDF | View/Open | |
GUSTAVO JOSE - REVISTA WEB.pdf | 27.83 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.