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dc.contributor.advisorSeabra Toschi, Mirza-
dc.contributor.authorMARY DE SOUZA PINTO, ROSE-
dc.date.accessioned2018-10-04T19:38:02Z-
dc.date.available2018-10-04T19:38:02Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/450-
dc.description.abstractO presente estudo, compreendido na linha de pesquisa Sociedade, Políticas Públicas e Meio Ambiente, buscou conhecer, compreender e analisar as concepções de Educação Ambiental dos alunos dos Ciclo II e III da Escola Municipal Renascer oriundos da desocupação Sonho Real – Parque Oeste Industrial e em processo de assentamento no residencial Real Conquista, em Goiânia. A Ecosofia de Félix Guattari (1990), fundamento teórico da pesquisa, consiste na articulação das três vias ecológicas — ecologia mental, ecologia social e ecologia ambiental — e atua na recomposição das práxis humanas nos mais variados domínios. As concepções de Educação Ambiental compreendidas como o campo no qual as diversas vertentes ecológicas são colocadas em disputa são classificadas por Sorrentino (1995) em: Conservacionista, Educação ao Ar Livre, Educação para a Gestão Ambiental e Economia Ambiental e se caracterizam pela parcialidade e simplificação na abordagem das questões ambientais. O exame da legislação da Educação Ambiental: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB Nº. 9394/96, Parâmetros Curriculares Nacionais – Meio Ambiente e Saúde, LEI Nº. 9.795/99 e Programa Nacional de Educação Ambiental – ProNEA, promoveu a percepção de que a concepção de Educação Ambiental subjacente aos documentos coaduna ora com uma Educação Ambiental Conservacionista, ora com a vertente da Economia Ecológica. A pesquisa de campo teve como instrumentos a observação direta, o questionário e o mapa falante. A análise e interpretação dos dados revelam que a concepção de Educação Ambiental dos alunos do Ciclo II e III é a Conservacionista, desprovida da complexidade das demais dimensões ecosóficas. A Educação Ambiental Ecosófica ainda não figura nas concepções dos alunos embora seja possível entrevê-la através de brechas que podem constituir aberturas práxicas para o enriquecimento dos modo de vida humanos.pt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectEcosofiapt_BR
dc.subjectConcepções dos alunospt_BR
dc.subjectGoiâniapt_BR
dc.subjectGoiáspt_BR
dc.subjectParque Oestept_BR
dc.subjectSonho Realpt_BR
dc.titleDO SONHO REAL A REAL CONQUISTA: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ECOSÓFICA E AS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOSpt_BR
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