Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/450
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Seabra Toschi, Mirza | - |
dc.contributor.author | MARY DE SOUZA PINTO, ROSE | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-04T19:38:02Z | - |
dc.date.available | 2018-10-04T19:38:02Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/450 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo, compreendido na linha de pesquisa Sociedade, Políticas Públicas e Meio Ambiente, buscou conhecer, compreender e analisar as concepções de Educação Ambiental dos alunos dos Ciclo II e III da Escola Municipal Renascer oriundos da desocupação Sonho Real – Parque Oeste Industrial e em processo de assentamento no residencial Real Conquista, em Goiânia. A Ecosofia de Félix Guattari (1990), fundamento teórico da pesquisa, consiste na articulação das três vias ecológicas — ecologia mental, ecologia social e ecologia ambiental — e atua na recomposição das práxis humanas nos mais variados domínios. As concepções de Educação Ambiental compreendidas como o campo no qual as diversas vertentes ecológicas são colocadas em disputa são classificadas por Sorrentino (1995) em: Conservacionista, Educação ao Ar Livre, Educação para a Gestão Ambiental e Economia Ambiental e se caracterizam pela parcialidade e simplificação na abordagem das questões ambientais. O exame da legislação da Educação Ambiental: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB Nº. 9394/96, Parâmetros Curriculares Nacionais – Meio Ambiente e Saúde, LEI Nº. 9.795/99 e Programa Nacional de Educação Ambiental – ProNEA, promoveu a percepção de que a concepção de Educação Ambiental subjacente aos documentos coaduna ora com uma Educação Ambiental Conservacionista, ora com a vertente da Economia Ecológica. A pesquisa de campo teve como instrumentos a observação direta, o questionário e o mapa falante. A análise e interpretação dos dados revelam que a concepção de Educação Ambiental dos alunos do Ciclo II e III é a Conservacionista, desprovida da complexidade das demais dimensões ecosóficas. A Educação Ambiental Ecosófica ainda não figura nas concepções dos alunos embora seja possível entrevê-la através de brechas que podem constituir aberturas práxicas para o enriquecimento dos modo de vida humanos. | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Ecosofia | pt_BR |
dc.subject | Concepções dos alunos | pt_BR |
dc.subject | Goiânia | pt_BR |
dc.subject | Goiás | pt_BR |
dc.subject | Parque Oeste | pt_BR |
dc.subject | Sonho Real | pt_BR |
dc.title | DO SONHO REAL A REAL CONQUISTA: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ECOSÓFICA E AS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Rose Mary.pdf | 2.18 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.