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dc.contributor.advisorLuciene dos Santos, Mirley-
dc.contributor.authorde Paula Pereira Barbo, Ivaldete-
dc.date.accessioned2018-10-04T18:44:24Z-
dc.date.available2018-10-04T18:44:24Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/440-
dc.description.abstractFundamentado em estudos realizados sobre as práticas de Educação Ambiental (EA), a percepção dos educadores e as políticas educacionais, o objetivo precípuo deste trabalho foi realizar um diagnóstico situacional das concepções, práticas e dificuldades encontradas pelos educadores e gestores na promoção da EA formal no ensino público de Anápolis, Goiás. No presente estudo, amostrou-se 12 escolas públicas (municipais e estaduais), nas quais foram analisados os Projetos Políticos Pedagógicos, além do registro das atividades de EA desenvolvidas. Docentes e gestores responderam a questionários estruturados no intuito de levantar o perfil dos entrevistados, além das concepções, práticas e dificuldades encontradas em relação ao tema abordado. Verificou-se que apesar do tema Educação Ambiental ter sido muito discutido, insuficientes ações foram realizadas diante da necessidade urgente de sua implantação efetiva no sistema educacional brasileiro. Na pesquisa evidenciou-se quais as técnicas, atividades, projetos e programas de EA desenvolvidos pelos educadores dessas escolas obtiveram êxito e quais estavam em andamento. Observou-se que, de maneira geral, existe a necessidade de uma revisão no planejamento dessas atividades, devido à dissociação observada entre a teoria e a prática; a falta de objetivos claros e da avaliação dos resultados alcançados. Constatou-se interdisciplinaridade, mas a abordagem do tema é superficial, restrita e até mesmo ingênua. Observou-se que frequentemente os educadores iniciam um “trabalho” sobre EA na qualidade de “simpatizantes com o tema”, mas nem sempre estão preparados para discutilo. Há carência na formação dos profissionais para lidarem com o tema, havendo necessidade da oferta de cursos de capacitação sobre a EA. No entanto, algumas experiências realizadas nessas escolas poderão servir de referência para a prática da EA no ensino formal de Anápolis. Concluiu-se que a EA, apesar de socialmente valorizada, não é um programa eficaz, pois os órgãos públicos e privados não dão a devida importância que o tema merece. Muito se escreve sobre o assunto, mas não há na prática, um consenso sobre o que seja a EA, já que a própria Política Nacional de Educação Ambiental não é bem compreendida pelos educadores. A qualidade de vida das gerações presentes e futuras depende da prática ambiental, requerendo mudanças no estilo de vida da sociedade contemporânea e uma reformulação das prioridades que caracterizam os programas de desenvolvimento dos países subdesenvolvidos e desenvolvidos. Essa prática deverá estar presente no Ensino Público, em todos os níveis. Os resultados obtidos através dos questionários apontam falhas no processo ensinoaprendizagem, alertando para a necessidade de uma capacitação adequada dos educadores. Ressalta-se a importância da sensibilização, da percepção, da conscientização e das práticas sobre a EA no cotidiano da Escola e da comunidade escolar, objetivando ações adequadas quanto à problemática ambiental, buscando soluções que formem verdadeiros cidadãos conscientes, sem deixar de considerar as realidades sociais, econômicas, e culturais da cidade.pt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectEnsino Públicopt_BR
dc.subjectEducação Formalpt_BR
dc.titleO DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL: UM DIAGNÓSTICO DAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL NO ENSINO PÚBLICO DE ANÁPOLIS, GOIÁSpt_BR
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