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http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/359
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | José Maciel, Ivan | - |
dc.contributor.author | Mariano Carneiro, Rúbia | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-24T19:45:03Z | - |
dc.date.available | 2018-09-24T19:45:03Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/359 | - |
dc.description.abstract | O trabalho é parte intrínseca da vida do homem, mas com a corrida pelo mercado de trabalho, os ambientes laborais passam a oferecer estressores constantes, que se perduram podem causar doenças físicas e mentais. A saúde do trabalhador se destina a promoção e proteção da saúde do indivíduo além de recuperar e reabilitar a saúde destes. É subsidiada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A síndrome de burnout é um processo causado pelo contato contínuo com fatores estressores do ambiente de trabalho. É composta por três dimensões, exaustão emocional que é preditiva para a despersonalização seguida pelo sentimento de baixa realização profissional. A síndrome de burnout já é contemplada no Código Internacional de doenças (CID) com a denominação de estar acabado (Síndrome de “Burn-Out” ou “Síndrome do Esgotamento Profissional”) com o código Z73.0, cuja causas são Ritmo de trabalho penoso (Z56.3) e Outras dificuldades físicas e mentais relacionadas com o trabalho (Z56.6). É considerada hoje um problema de saúde pública. OBJETIVO: Verificar a prevalência da síndrome de burnout em docentes universitários de uma Instituição de Ensino Superior privada da cidade de Anápolis-GO, no período de agosto de 2010 a janeiro de 2011. MATERIAL E METODOS:Trata-se de um estudo de prevalência descritivo-analítico. Foram utilizados dois instrumentos, o MBI-ED (Maslach burnout inventory- forma ED), extraído do NEPASB (Núcleo de Estudos e pesquisas sobre burnout), sediado na Universidade Estadual de Maringá que avalia as dimensões de exaustão emocional, despersonalização e baixa realização profissional e QSF (Questionário Sócio-Funcional) elaborado pela pesquisadora, contendo aspectos da vida pessoal, aspectos sociais, natureza da função, natureza institucional e natureza emocional. Para dar um caráter qualitativo para a pesquisa no QSF foram inseridas duas questões abertas, onde os docentes puderam expressar seus sentimentos, que foram importantes para entender a situação. Os dados colhidos foram tabulados na planilha do EXCEL e do SPSS e demonstrados em gráficos e tabelas. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Em relação ao gênero: 53% feminino, mostrando a inclusão da mulher no mercado de trabalho. 36% têm entre 31 a 40 anos. 81% são casados; 44% têm 2 filhos; 77% residem em Anápolis-GO; 35% dos docentes são da área de Humanas, 50% biológicas e 15% da área de exatas. Para exaustão emocional, 51% apresentam alto nível, 16% nível moderado e 33% nível baixo. O fator mais relevante foi o sentimento de cansaço e sobretrabalho. Para a despersonalização, 40% apresentaram alto nível, 24% moderado e 36% baixo. Nesta dimensão o que mais preocupa é o sentimento de culpa carregado pelo docente pelo fracasso do processo ensino-aprendizagem. 45% apresentam alto nível para baixa realização profissional, 23% nível moderado e 32% nível baixo. Nesta dimensão a maior dificuldade do docente é a relação aluno-professor. 20,23% dos docentes apresentaram as três dimensões presentes, sendo verdadeiramente considerados em burnout. E o resultado na análise individual das três dimensões, apresentou as mesmas causas que no estudo do grupo. CONSIDERAÇÕES FINAIS E SUGESTÕES: Grande parte do professorado desta instituição (63,1%) estão em processo de instalação da síndrome de burnout, 20,23% já estão com a síndrome instalada e somente 16,67% não apresentam pontuação no MBI. Ela é insidiosa e muitos nem se dão conta que estão sofrendo. É necessário que a IES invista na saúde física e mental de seus docentes que quiser um ensino de qualidade. A IES possui em seu quadro de cursos de graduações cursos nas áreas biológicas (Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Educação Física) que se trabalharem interdisciplinarmente podem cada um com suas especificidades atuar nas prevenções de doenças ocupacionais, entre elas a síndrome de burnout. | pt_BR |
dc.subject | burnout | pt_BR |
dc.subject | docente | pt_BR |
dc.subject | saúde ocupacional | pt_BR |
dc.subject | esgotamento profissional | pt_BR |
dc.title | SÍNDROME DE BURNOUT: UM DESAFIO PARA O TRABALHO DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações |
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