Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/288
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Antonio Gonçalves Teixeira, Ricardo | - |
dc.contributor.author | MARIA DE SOUZA FERNANDES, SANDRA | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-17T18:58:47Z | - |
dc.date.available | 2018-09-17T18:58:47Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/288 | - |
dc.description.abstract | A pessoa com deficiência durante muito tempo foi excluída da sociedade, sendo que em termos educacionais, sua trajetória histórica vai desde a exclusão, passando pela segregação ou escolas especiais, seguida pela integração com salas especiais em escolas comuns, até a proposta de inclusão que toma força ao final do século XX. Esta pesquisa tem por objetivo compreender a realidade da inclusão escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Anápolis, Goiás. A pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo descritiva e explicativa, com utilização de método etnográfico, com base na observação e diálogo com os diversos atores escolares. A pesquisa partiu de um estudo bibliográfico sobre a temática de inclusão escolar em diferentes meios como livros, revistas científicas especializadas, periódicos, dissertações e teses. Quanto à pesquisa etnográfica, realizou-se mediante visitas em cinco escolas da rede municipal de ensino de Anápolis, onde houve observação de aulas, conversas com os atores escolares e aplicação de questionários aos coordenadores pedagógicos, professores regentes e professores de atendimento educacional especializado. A pesquisa evidencia que ainda existem muitas barreiras para a efetivação inclusiva nas escolas pesquisadas, entre as quais destacam-se a formação precária dos professores, a falta de apoio/suporte pedagógico direcionado à inclusão escolar, bem como condições de acessibilidade, entre outros problemas. Apesar dos avanços em termos de legislações, conclui-se que ainda são necessárias políticas públicas mais efetivas no sentido de garantir ao aluno com deficiência não apenas o direito à vaga, mas a uma educação de qualidade. | pt_BR |
dc.subject | Docência e Educação Básica | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Secretaria Municipal de Educação de Anápolis | pt_BR |
dc.title | A INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ANÁPOLIS | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Sandra Maria de Souza Fernandes.pdf | 805.39 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.