Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/248
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | D’Arc Bernardes, Genilda | - |
dc.contributor.author | SULÂINY ALVES CONSTANTE, KELLY | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-03T19:22:31Z | - |
dc.date.available | 2018-09-03T19:22:31Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/248 | - |
dc.description.abstract | O estudo busca realizar um diagnóstico das práticas da educação ambiental nas escolas municipais rurais de Anápolis- Goiás. A relevância deste estudo se justifica pela preocupação com a qualidade do ensino que é oferecido a sociedade e como acontecem as práticas da Educação Ambiental nas escolas rurais de Anápolis- Goiás, uma vez que estas escolas estão inseridas no espaço rural. Destaca-se ainda, que é de responsabilidade da educação preparar os alunos com autonomia para o desenvolvimento sustentável, formando cidadãos conscientes de seus deveres e de suas responsabilidades sociais. A metodologia utilizada para alcançar os objetivos foi por meio de uma pesquisa bibliográfica sobre estudos já realizados sobre a temática, utilizando obras de autores como JACOBI (2003), Dias (2004), Leff (2005), Caldart (2008), Antunes (2009), GADOTTI (2009) e outros. As categorias das fontes primárias foram levantadas por meio de entrevistas não estruturadas e observação das práticas da educação ambiental nas escolas municipais rurais. Através da fonte secundária realizou-se um estudo das leis e documentos que tratam do ensino da educação ambiental nas escolas municipais rurais, como PCN e PPP. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram as informações a partir dos dados fornecidos pelos alunos, gestores e professores das escolas. As informações levantadas foram analisadas quantitativamente, utilizando a análise estatística descritiva. As pesquisas aconteceram em todas as escolas rurais com dependência administrativa do munícipio de Anápolis. Partiu-se do pressuposto que a prática ambiental estaria presente nas atividades das escolas rurais, uma vez que os alunos moram em espaços rurais e vivem em contato com a natureza e com as questões ambientais. O que se observou foi que a Educação Ambiental está distante de ser uma prática que se concretiza nas escolas pesquisadas. | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Escolas Rurais | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento Sustentável | pt_BR |
dc.subject | Responsabilidade Social | pt_BR |
dc.title | AS PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS RURAIS DE ANÁPOLIS- GOIÁS. | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Kelly Sulâiny Alves Constante.pdf | 1.67 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.