Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/235
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | REIS, Meillyne Alves dos | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Poliane Aglece da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-29T01:27:11Z | - |
dc.date.available | 2018-08-29T01:27:11Z | - |
dc.date.issued | 2018-06 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/235 | - |
dc.description.abstract | Introdução: As metodologias ativas de ensino-aprendizagem, particularmente com enfoque problematizador, vêm sendo utilizadas na formação e capacitação de profissionais de saúde, como estratégia voltada à integração de saberes e à promoção de uma atitude crítica e reflexiva sobre a prática. No ensino da graduação em Enfermagem, é uma importante ferramenta para estimular o raciocínio crítico-reflexivo do graduando e atender ao perfil profissional proposto pelas Resolução CNE/CES nº 3, de 7 de novembro de 2001, que se encontra estabelecido no artigo 3 das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem (DCNs). Objetivo: Descrever a aplicabilidade da metodologia ativa nos cursos de graduação em enfermagem para a obtenção das habilidades e competências necessárias ao profissional enfermeiro em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Metodologia:Trata-se de uma revisão integrativa da literatura composta de artigos publicados na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e disponíveis em texto completo nas bases de dados: LILACS, Medline e BDENF, no período entre 2010 a 2016. Dentre os critérios de busca adotaram-se artigos na íntegra publicados em português; dentre os critérios de exclusão adotaram-se: artigos em outros idiomas que não contemplavam o período proposto e que não respondiam o objeto de estudo. Para análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdos de Bardin (2016). Resultados: inicialmente foram encontrados 6.052 artigos, após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados, 15 artigos para a redação final. A partir da análise crítica e detalhada dos artigos submergiram as seguintes categorias: Novas descobertas e desafios do processo ensino aprendizagem nos cursos de graduação em enfermagem; e Estratégias de ensino-aprendizagem nos cursos de graduação em enfermagem. Conclusão: O estudo evidenciou dificuldades em relação aos métodos ativos de ensino/aprendizagem na formação do enfermeiro, as instituições de ensino e os próprios docentes tem que pensar, e repensar na construção de novas viabilidades de ações que modificam a maneira de atuação para o alcance do sucesso no processo de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.subject | Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Metodologia Ativa | pt_BR |
dc.subject | Educação em Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Enfermagem | pt_BR |
dc.title | AVALIAÇÃO DA LIMPEZA DOS INSTRUMENTAIS CIRÚRGICOS NO CENTRO DE MATERIAIS DE ESTERILIZAÇÃO (CME). | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso - ENFERMAGEM -TCC's 2018.1 |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
POLIANE AGLECE DA SILVA SANTOS.pdf | TCC 2018.1 | 374.42 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.