Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/22782
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMarques, Ieso Costa-
dc.contributor.authorSantos Junior, Nilson Patriarca dos-
dc.date.accessioned2025-02-14T19:11:23Z-
dc.date.available2025-02-14T19:11:23Z-
dc.date.issued2024-11-27-
dc.identifier.urihttp://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/22782-
dc.description.abstractA presente pesquisa trata da experiência prática dos acadêmicos de Administração no campo do empreendedorismo e inovação, abordando sua importância na complementação da formação teórica e no preparo para o mercado de trabalho. O problema de pesquisa que norteou o estudo foi: como os acadêmicos de Administração percebem e aplicam os conceitos teóricos em situações práticas relacionadas ao empreendedorismo e inovação? O objetivo geral foi analisar como os alunos percebem e aplicam os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula na prática. Os objetivos específicos incluíram: identificar lacunas na formação acadêmica relacionadas ao empreendedorismo e inovação; coletar dados qualitativos e quantitativos sobre a relevância da prática no desenvolvimento de competências empreendedoras; identificar habilidades impactadas pela falta de experiência prática; e propor estratégias para integrar a experiência prática ao currículo do curso de Administração. O estudo, de caráter descritivo e exploratório, foi realizado com acadêmicos de Administração de Anápolis (GO). Utilizou-se uma survey eletrônica como instrumento de coleta de dados, distribuída entre os estudantes durante outubro de 2024. Os dados foram analisados por meio de estatísticas descritivas, utilizando o software Microsoft Excel. Os principais resultados indicaram que a maioria dos alunos reconhece a importância da experiência prática para o desenvolvimento de habilidades empreendedoras (88%), mas apenas 4% participaram de estágios ou atividades práticas relacionadas à inovação e empreendedorismo. Além disso, 93% não receberam mentoria de professores ou profissionais na área. Apesar das lacunas, 73% dos respondentes demonstraram alto nível de motivação para buscar experiências práticas, evidenciando o interesse dos alunos em vivenciar práticas empreendedoras e inovadoras. A pesquisa conclui com recomendações para o aprimoramento curricular, incluindo maior oferta de projetos práticos, mentorias e integração entre academia e mercado, visando o fortalecimento das competências empreendedoras e inovadoras dos acadêmicospt_BR
dc.subjectEMPREENDEDORISMO ACADÊMICOpt_BR
dc.subjectADMINISTRAÇÃO.pt_BR
dc.subjectESTUDANTESpt_BR
dc.titleA experiência prática dos acadêmicos de Administração no campo do empreendedorismo e inovação: um estudo de caso junto a alunos de instituições de ensino localizadas na cidade de Anápolis GOpt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC's

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Nilson Patriarca dos Santos Junior.pdf613.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.