Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/22442
Title: EDUCAÇÃO COOPERATIVISTA -EXPERIÊNCIA EM RUBIATABA
Authors: SOUSA, Marcos de Moraes
REIS, Juliana Alves dos
Keywords: Cooperativismo
Programa Cooperjovem
Educação Cooperativista
Issue Date: 2009
Abstract: A presente pesquisa objetiva analisar a implantação e as ações do projeto pedagógico cooperativista no Ensino Fundamental em Rubiataba. Descrever a implantação da educação cooperativista em Rubiataba, abrangendo aspectos do ensino coerente com a realidade das crianças e consequentemente da comunidade; Avaliar as ações do cooperativismo nas escolas e sugerir ações de melhoramento para o projeto cooperativista em andamento e ainda abordar os caminhos do cooperativismo em Rubiataba nos aspectos legais e educacionais. Discorre ainda sobre a Lei Estadual nº. 15.109/2005 e a Lei Municipal nº. 1.95/2005 que trata da aplicação efetiva dos fundamentos do Cooperativismo. Relata a historicidade e a importância da educação cooperativista como um todo e em especial no município de Rubiataba, relatando todo o processo de implantação do Programa Cooperjovem - Cooperativismo nas Escolas, ocorrido em 2007 nas escolas estaduais, municipais e particulares de Rubiataba bem como os resultados obtidos a partir da sua implantação. O trabalho foi construído sob a ótica da metodologia de pesquisa qualitativa, com observação participante para o estudo do caso do Programa Cooperjovem e utilizaram-se as ações de entrevistas, estudo documental para a coleta e análise final dos dados. Podemos concluir neste estudo que o grupo que compõe o Cooperjovem, está muito satisfeito com os resultados do Programa Cooperjovem, e mais ainda, com o comprometimento dos coordenadores e professores que estão à frente do processo.
URI: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/22442
Appears in Collections:TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - 2009 - JULIANA ALVES DOS REIS.pdf2.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.