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http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/22121
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Cardoso, Higor Chagas | - |
dc.contributor.author | Leal, Carlos Eduardo Gomes | - |
dc.contributor.author | Almeida, Guilherme Freire de | - |
dc.contributor.author | Horta, Henrique Souza Lemos | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Maria Clara Costa Lombardi | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Saulo Henrique Dias | - |
dc.contributor.author | Cardoso, Vinicius Chagas | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-06T11:44:59Z | - |
dc.date.available | 2024-08-06T11:44:59Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-13 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/22121 | - |
dc.description.abstract | As Diretrizes Curriculares Nacionais recomendam a inclusão de atividades extracurriculares na formação médica, visando o desenvolvimento do pensamento crítico e a compreensão dos determinantes sociais da saúde. O desempenho acadêmico exerce influência significativa no perfil do egresso, enquanto as atividades extracurriculares complementam essa formação, fortalecendo conhecimentos essenciais. No entanto, há uma lacuna no conhecimento sobre o impacto da participação nessas atividades no desempenho acadêmico dos estudantes. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo avaliar o desempenho acadêmico dos alunos que participam ou participaram de atividades extracurriculares. Trata-se de uma pesquisa transversal, analítica, observacional e quantitativa, que avaliou o desempenho acadêmico de discentes do 1º ao 8º período do curso de medicina, por meio da aplicação de um questionário sociodemográfico e do Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20). Os dados foram analisados utilizando o programa IBM SPSS Statistics 2023 e o teste estatístico qui-quadrado de Pearson, por meio de análise bivariada e contagem de frequências. A amostra foi de 410 estudantes e mostrou sofrimento mental comprovado em 191 alunos, além das atividades extracurriculares que possuem impacto sobre o número de recuperações, dependências e reprovações no semestre letivo. Foram elencados fatores benéficos e disfóricos em que as atividades extracurriculares podem influenciar na formação acadêmica e profissional do indivíduo, como contato com a prática médica, saúde física e mental, carga horária e envolvimento interpessoal. Observou-se, assim, que a maioria dos participantes de atividades extracurriculares apresentava bom desempenho acadêmico, sendo que 226 nunca ficaram de recuperação, 334 nunca tiveram dependência em alguma disciplina e 395 nunca reprovaram no semestre letivo, no entanto, 184 ficaram de recuperação; 76 tiveram dependência em alguma disciplina e 15 reprovaram no semestre letivo. Outrossim, atividades como ligas acadêmicas, projetos de extensão, bateria universitária e atlética mostraram-se mais associadas a um desempenho acadêmico inferior. | pt_BR |
dc.subject | Atividades extracurriculares. | pt_BR |
dc.subject | Desempenho acadêmico. | pt_BR |
dc.subject | Estudantes de medicina. | pt_BR |
dc.subject | Educação médica. | pt_BR |
dc.title | Influência das atividades extracurriculares sobre o desempenho acadêmico de estudantes de medicina | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC's |
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