Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/22089
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ferreira, Maria Clemência P. de L. | - |
dc.contributor.advisor | Rolindo, Joicy Mara R. | - |
dc.contributor.author | Alves, Isadora F. da P. | - |
dc.contributor.author | Cardoso, Izabelli Cristiane C. | - |
dc.contributor.author | Silva, Lorraine de P. | - |
dc.contributor.author | Santos, Millena S. B. dos | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Maria Clemência P. de L. | - |
dc.contributor.author | Rolindo, Joicy Mara R. | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-31T12:42:44Z | - |
dc.date.available | 2024-07-31T12:42:44Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/22089 | - |
dc.description | https://www.poisson.com.br/livros/saude/Foco/volume1/Saude_em_Foco_Vol1.pdf | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo versa sobre a integração da música como uma abordagem terapêutica no tratamento de crianças diagnosticadas com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). O objetivo principal foi examinar como a música pode auxiliar no tratamento de crianças com esse transtorno, que foi feito por meio da análise da literatura existente. Buscou-se também descrever como é o transtorno, como ele se manifesta na infância e suas singularidades; analisar as principais intervenções atuais no tratamento do TDAH infantil; identificar os principais recursos terapêuticos que a música pode propiciar no tratamento de crianças com TDAH e relatar possibilidades, estratégias, desafios e suas implicações na utilização da música junto a crianças com TDAH. Verificou-se que o TDAH é um quadro neurobiológico que afeta, principalmente, crianças e tem como sintomas a falta de atenção, a agitação e impulsividade. Os tratamentos tradicionais envolvem o uso de medicamentos, psicoterapia e intervenções educacionais. Nesse contexto, observou-se que a música pode auxiliar na concentração, no controle de impulsos e na melhora das habilidades sociais, sobretudo das crianças com TDAH. A partir desses resultados pode-se concluir que a música é uma alternativa terapêutica promissora, no entanto, há uma escassez de estudos específicos sobre a eficácia da música no TDAH, devido a vários fatores, incluindo a predominância de abordagens farmacológicas e a dificuldade na mensuração de resultados objetivos. | pt_BR |
dc.subject | música | pt_BR |
dc.subject | TDAH | pt_BR |
dc.subject | infantil | pt_BR |
dc.title | Integrando a Música ao Tratamento de Crianças com TDAH: Estratégias e Desafios | pt_BR |
Appears in Collections: | ANAIS XI SEMINÁRIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE PSICOLOGIA - UNIEVANGÉLICA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
INTEGRANDO A MÚSICA AO TRATAMENTO DE CRIANÇAS COM TDAH-ESTRATÉGIAS E DESAFIOS.docx.pdf | 256.96 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.