Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/22089
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFerreira, Maria Clemência P. de L.-
dc.contributor.advisorRolindo, Joicy Mara R.-
dc.contributor.authorAlves, Isadora F. da P.-
dc.contributor.authorCardoso, Izabelli Cristiane C.-
dc.contributor.authorSilva, Lorraine de P.-
dc.contributor.authorSantos, Millena S. B. dos-
dc.contributor.authorFerreira, Maria Clemência P. de L.-
dc.contributor.authorRolindo, Joicy Mara R.-
dc.date.accessioned2024-07-31T12:42:44Z-
dc.date.available2024-07-31T12:42:44Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/22089-
dc.descriptionhttps://www.poisson.com.br/livros/saude/Foco/volume1/Saude_em_Foco_Vol1.pdfpt_BR
dc.description.abstractEste artigo versa sobre a integração da música como uma abordagem terapêutica no tratamento de crianças diagnosticadas com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). O objetivo principal foi examinar como a música pode auxiliar no tratamento de crianças com esse transtorno, que foi feito por meio da análise da literatura existente. Buscou-se também descrever como é o transtorno, como ele se manifesta na infância e suas singularidades; analisar as principais intervenções atuais no tratamento do TDAH infantil; identificar os principais recursos terapêuticos que a música pode propiciar no tratamento de crianças com TDAH e relatar possibilidades, estratégias, desafios e suas implicações na utilização da música junto a crianças com TDAH. Verificou-se que o TDAH é um quadro neurobiológico que afeta, principalmente, crianças e tem como sintomas a falta de atenção, a agitação e impulsividade. Os tratamentos tradicionais envolvem o uso de medicamentos, psicoterapia e intervenções educacionais. Nesse contexto, observou-se que a música pode auxiliar na concentração, no controle de impulsos e na melhora das habilidades sociais, sobretudo das crianças com TDAH. A partir desses resultados pode-se concluir que a música é uma alternativa terapêutica promissora, no entanto, há uma escassez de estudos específicos sobre a eficácia da música no TDAH, devido a vários fatores, incluindo a predominância de abordagens farmacológicas e a dificuldade na mensuração de resultados objetivos.pt_BR
dc.subjectmúsicapt_BR
dc.subjectTDAHpt_BR
dc.subjectinfantilpt_BR
dc.titleIntegrando a Música ao Tratamento de Crianças com TDAH: Estratégias e Desafiospt_BR
Appears in Collections:ANAIS XI SEMINÁRIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE PSICOLOGIA - UNIEVANGÉLICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
INTEGRANDO A MÚSICA AO TRATAMENTO DE CRIANÇAS COM TDAH-ESTRATÉGIAS E DESAFIOS.docx.pdf256.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.