Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/21957
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ÁVILA, Silvia Regina Starling Assad de | - |
dc.contributor.author | MELO, Hellen Cristina Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-07T18:23:36Z | - |
dc.date.available | 2024-06-07T18:23:36Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/21957 | - |
dc.description.abstract | O estudo trata da motivação de professores e foi desenvolvido na Escolinha Chapeuzinho Vermelho em Rubiataba - GO. O objetivo foi levantar quais os fatores que causam satisfação e insatisfação no trabalho dos professores que ministram aulas em turmas de jardim 1 até a alfabetização, e como esses fatores interferem em suas práticas pedagógicas. A abordagem metodológica foi pesquisa qualitativa de natureza interpretativa. A teoria de Herzberg foi colocada· como elemento teórico da discussão e a técnica de coleta de dados foi a entrevista estruturada, conduzida com professores da escolinha. A amostra foi constituída de somente dois participantes selecionados intencionalmente. As entrevistas foram aplicadas face a ·face de onde emergiam algumas categorias, definidas a partir dos fatores motivadores e de higiene de Herzberg. A análise e a interpretação dos resultados apontam o fator "trabalho em si", seguido pelo "progresso" como os principais responsáveis pela satisfação no trabalho, e que o "salário", seguido pela "participação" são os fatores que mais contribuem para a insatisfação dos professores. | pt_BR |
dc.subject | Fatores motivacionais | pt_BR |
dc.subject | Fatores higiênicos | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.title | A teoria dos dois fatores de Herzberg e sua relação com a motivação do professor: um estudo de caso | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - 2005 - HELLEN CRISTINA SOUSA MELO.pdf | 9.84 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.