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dc.contributor.advisorÁVILA, Mário Lúcio de-
dc.contributor.authorCUNHA, Denis Dayvison Silva-
dc.date.accessioned2024-04-02T19:10:58Z-
dc.date.available2024-04-02T19:10:58Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.urihttp://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/21762-
dc.description.abstractPara o melhor aproveitamento e exploração da atividade apícola no país, além do incentivo ao aumento da produção, é necessário também o desenvolvimento da parte fina! da cadeia apícola, que consiste na chegada do produto ao consumidor final. Isto se faz não só por meio do desenvolvimento dos meios de distribuição, como também por meio do estudo do perfil do consumidor final dos produtos, para se conhecer suas preferências e exigências quanto ao produto, embalagem, preço etc, infarmações essas de extrema importância em qualquer estratégia de venda. Especificamente pretende-se: conhecer as características do mercado; determinar aspectos da produção de mel na região identificar ações e possibilidades da produção de mel na região sugerir ações de manejo de pastagem apícolas para produtores locais. Constatou-se que 25 % dos entrevistados nunca consomem mel. O consumo do mel aumenta em função do aumento do nível social dos entrevistados. Com relação à propaganda, 56% dos entrevistados não se lembram de ter visto propaganda de mel, e quanto ao preço, 31% deles consideram o mel barato. Os primeiros critérios considerados na compra do mel são aspecto/cor/densidade seguidos da marca/procedência. Um terço dos entrevistados (33%) compram mel diretamente do produtor e 57% deles concordam que o mel cristalizado pode ser consumido, embora uma parcela acredite que este mel contém açúcar. Dos entrevistados, 35% desconfiam do mel vendido em embalagens com rótulo. Os resultados da pesquisa mostraram uma falta de hábito no consumo do mel e falta de conhecimento dos entrevistados sobre suas propriedades, além de falta de propaganda do produto. Concluiu-se que os produtores devem se preocupar mais com a qualidade, apresentação do mel e propaganda para conquistar à confiança do consumidor. Considera-se importante à realização de propaganda para incentivar o aumento do consumo de mel que tenha estampado na embalagem o símbolo do SIF (Serviço de Inspeção Federal) ou de Inspeção do Estado onde é embalado o mel. Neste caso, a veiculação seria feita com o intuito de incentivar o aumento do consumo do produto mel. Os resultados desta pesquisaref etem as características do consumidorpt_BR
dc.subjectExploraçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectMelpt_BR
dc.titlePRODUÇÃO APÍCOLA E O MERCADO CONSUMIDOR DE RUBIATABApt_BR
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