Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/21186
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPAULA, Francinaldo Soares de-
dc.contributor.authorPEREIRA, Solange Alves-
dc.date.accessioned2023-10-18T18:28:58Z-
dc.date.available2023-10-18T18:28:58Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/21186-
dc.description.abstractNas últimas décadas, ocorreram diversas modificações nos cenários econômicos mundiais, que configuraram em uma série de mudanças nos processos organizacionais, na maioria dos segmentos. Diante deste cenário, este trabalho propõe analisar a importância de se adaptar a essas constantes mutações. A implantação e sustentação de vantagens competitivas, como instrumento de gestão de empresas é uma porta para se sobressair, dentro de um mercado de competitividade acirrada. Considera-se como critério relevante para elaboração desta pesquisa, o contexto abordado pelos autores da área, aspectos conceituais, no tocante ao assunto pesquisado. Trata-se de uma pesquisa, que a priori, usa-se a observação como método, a posteriori foi realizada a pesquisa bibliográfica. O objetivo deste estudo, de natureza exploratória, foi estudar a organização, compreender de forma holística, mas também específica, com precisão para formulação e implantação de melhorias e também conhecer abordagens sobre o tema e trazer alguma contribuição para o meio acadêmico, promovendo também resultados para alguns entraves existentes na organização. Foi utilizado estudo de caso; os informantes do estudo foram os colaboradores, clientes e os gestores da empresa. Ao final, propõem-se sugestões que irão dar suporte ao processo de gestão estratégica à organização, visando facilitar a formulação, desenvolvimento e sustentação de estratégias que irão assegurar a alimentação contínua de vantagens competitivas, que contribuirá para tornar a organização eficaz. Resultaram ao final da pesquisa, algumas sugestões à organização estudada, que poderão servir para o realinhamento estratégico e também existem alguns promotores e responsáveis por grande parte do processo, que são os colaboradores motivados e engajados, comprometidos na implantação de vantagens competitivas sustentáveis.pt_BR
dc.subjectEstratégiapt_BR
dc.subjectPlanejamento Estratégicopt_BR
dc.subjectVantagem competitivapt_BR
dc.titleDESENVOLVIMENTO DE VANTAGENS COMPETITIVAS SUSTENTÁVEISpt_BR
Appears in Collections:TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - 2008 - SOLANGE ALVES PEREIRA.pdf1.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.