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dc.contributor.advisorD’Arc Bernardes, Genilda D’Arc Bernardes-
dc.contributor.authorLAILA DE OLIVEIRA HIROTA, JANAINA-
dc.date.accessioned2018-08-20T19:51:24Z-
dc.date.available2018-08-20T19:51:24Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/210-
dc.description.abstractEssa dissertação apresenta um histórico e a legisla ção sobre o meio ambiente no Brasil. Discute os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) , e o que definem acerca da Educação Ambiental e também sobre o uso de recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem nas escolas. Analisa os documentos das escolas - o Projeto Político Pedagógico, o Regimento Interno e os Planos de Ensino - na busca de como abordam a Educação Ambiental e o uso de tecnologias. Descreve os resultados de uma investigação sobre o Ensino da Educação Ambiental (EA) e o uso de tecnologias para o seu ensino em escolas públicas, mostrando as reflexões de professores e alunos do ensino fundame ntal, 2ª fase, acerca do uso de tecnologia para o ensino da EA. O objetivo foi analisar de que forma ocorre o ensino da EA nas escolas públicas e se os professores utilizam recursos tecnológicos para este ensino. Para atingir este objetivo, foram selecionadas 2 (duas) escolas públicas estaduais na cidade de Anápolis, estado de Goiás. Metodologicamente o trabalho se caracteriza como uma pesquisa etnológica de natureza qualitativa e quantitativa, realizadas com 105 pessoas, sendo 19 professores das várias disciplinas que compõem o currículo do ensino fundamental de 2ª fase e de 86 alunos. Os dados foram coletados por meio de observação de aulas, aplicação de questionários para os professores e alunos e de entrevistas com os professores. Os resultados revelam uma discrepância entre a teoria e a prática no que se efere ao processo de ensino e de aprendizagem de EA e o uso de tecnologias para este ensino. Os PCNs incentivam o ensino interdisciplinar da EA, mas nas escolas este tema é trabalhado apenas nas disciplinas de Geografia e Ciências. Embora os planos de ensino prevejam o uso de recursos tecnológicos como o computador e o data show, nas aulas observadas e nas respostas dos alunos nos questionários isto raramente acontece. Os estudos demonstraram que a preparação de professores para o ensino interdisciplinar da EA e o uso pedagógico dos recursos tecnológicos precisam avançar, e para tal é necessário que se ofereçam cursos para os professores e incentivo dos governos e das escolas, pois há escolas em que os computadores estão desativados e há escolas em que há recursos tecnológicos, como computadores e projetores, mas os professores não sabem como utilizá-los nas uas práticas pedagógicas, e a falta de preparo contribui para o pouco uso das tecnologias na sala de aula, ou não tem o incentivo e auxílio necessários. O projeto foi aprovado no comitê de ética sob o número: CAAE32222414.7.0000.5076.pt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS TECNOLOGIAS EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE ANÁPOLIS-GOpt_BR
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