Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/20483
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Costa, Murilo Marques | - |
dc.contributor.author | Da Silva, Lucas Alves | - |
dc.contributor.author | Pereira, Alerrandro Gustavo | - |
dc.contributor.author | Flauzino, João Pedro De Souza | - |
dc.contributor.author | De Souza, Luciana Teodoro | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-21T17:00:05Z | - |
dc.date.available | 2023-06-21T17:00:05Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-22 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/20483 | - |
dc.description.abstract | Introdução: A relação entre a educação e o trabalho é um fato social das pessoas, o trabalho é um elemento básico da vida humano e a educação é um fator social obrigatório na sociedade. O termo trabalhador-estudante é considerado em qualquer nível educacional com duração igual ou superior a seis meses, em instituição de ensino. Objetivo: Identificar, quantificar e classificar os trabalhadores-estudantes dos cursos da Faculdade Evangélica de Ceres, apresentando dados norteadores vivenciados a fim de relacionar o propósito acadêmico e a conciliação entre o trabalho e a faculdade. Metodologia: Utilizou-se no trabalho o método de pesquisa exploratório, submetido ao Comitê de Ética e Pesquisa, em que, foi elaborado um questionário com base ENADE 2021 adaptado, a coleta de dados foi realizada no final do mês de outubro de 2022. Os dados foram lançados no programa estatístico IBM SPSS 20, e submetidos a testes estatísticos, apresentando resultados descritivos e analíticos. Resultados e discussão: Foi possível identificar e quantificar diversos fatores que possam influenciar na formação de trabalhadores-estudantes na instituição, aproveitando 465 amostras, ocorrendo uma variação de trabalhador-estudante durante o decorrer dos períodos dos cursos, com uma acentuação no curso de Enfermagem, nota-se uma distinção da escolaridade dos pais dos estudantes e influência de renda e bolsas de estudo. Conclusão: Houve uma diferença significativamente estatística entre bolsa de estudo e os cursos, com um número superior de estudantes-trabalhadores, acentuando a necessidade de políticas públicas para a permanência do estudante para a conclusão de seus estudos. | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Estudante | pt_BR |
dc.subject | Estudante-não-trabalhador | pt_BR |
dc.subject | Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Trabalhador-estudante | pt_BR |
dc.title | TRABALHADORES-ESTUDANTES: ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE TRABALHO E ENSINO SUPERIOR NA FACULDADE EVANGÉLICA DE CERES | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC's |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC-LUCAS-ALERRANDRO-JOÃO PEDRO-LUCIANA-ADMINISTRAÇÃO.pdf | 731.93 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.