Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/20423
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Samuel Balduino Pires da | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Lilian Vaz da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-30T21:15:53Z | - |
dc.date.available | 2023-05-30T21:15:53Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/20423 | - |
dc.description.abstract | O principal objetivo deste trabalho é mostrar as desigualdades sociais legadas pelo regime de escravidão, as origens do problema que há séculos resistem. Pretendemos no estudo, demonstrar a necessidade de se criarem condições para o pleno cumprimento do inciso IV do artigo 3º da Constituição Federal brasileira: “Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor idade e quaisquer outras formas de discriminação.” E, do princípio da igualdade, regido pelo artigo 5º da Constituição: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”. O sistema de cotas é uma medida de caráter público e privado que visa eliminar as desigualdades históricas de grupos socialmente fragilizados, como a classe negra. Visa à igualdade de oportunidades e evita à continuidade de situações desvantajosas em alguns setores, como no da educação. A lei de cotas é legítima e justa, ela mostra o lado mais espetacular, mais forte e mais aparente da desigualdade social produzida no país. | pt_BR |
dc.subject | Desigualdades sociais | pt_BR |
dc.subject | Preconceitos | pt_BR |
dc.subject | Igualdade | pt_BR |
dc.title | ADOÇÃO DE COTAS PARA NEGROS NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO | pt_BR |
Appears in Collections: | Materiais Didáticos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - 2007 - LILIAN VAZ DA COSTA SANTOS.pdf | 511.01 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.