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http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/200
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Mourão Ferreira, Rildo | - |
dc.contributor.author | JORGE DOS SANTOS OLIVEIRA, ALIMEDALVA | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-20T18:42:30Z | - |
dc.date.available | 2018-08-20T18:42:30Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/200 | - |
dc.description.abstract | Anápolis, Cidade do Estado de Goiás em seu processo histórico de ocupação, urbanização e transformações ao longo dos anos acabou por exigir uma infraestrutura de qualidade, de dependência e de segurança para atendimento da mobilidade urbana atual. A necessidade de harmonia e sustentabilidade na distribuição e estrutura espaciais, além da mobilidade, em consequência dos adensamentos, dos problemas ambientais e urbanos, o crescimento da frota de veículos e os acidentes de trânsito na área urbana da Cidade exigem a realização de um diagnóstico da mobilidade e sustentabilidade urbana na Cidade de Anápolis- Goiás, que servirão para análises e estudos da Revisão do Plano Diretor de 2001, a partir do Diagnóstico do Plano Diretor Participativo de 2015 com aplicabilidade até 2025. Para conhecimento e analises da ocupação dos espaços naturais e construídos da Cidade de Anápolis; verificando as necessidades e dificuldades encontradas pelos gestores e pela população, decorrentes da infraestrutura urbana e do trânsito; conhecendo os programas e as práticas de sustentabilidade dentro dos parâmetros urbanos para a mobilidade da população nos centros urbanos da Cidade; avaliando os benefícios do Diagnóstico da Revisão do Plano Diretor participativo 2015-2025 para a Cidade de Anápolis Goiás; Conhecendo os planos de reestruturação e condicionantes urbanos da Cidade de Anápolis Goiás na resoluções dos gargalos urbanos à partir da Revisão do Diagnóstico do Plano Diretor Participativo (2015-2025), para o atendimento às novas exigências das transformações, ocupação e urbanização, em vista da posição de destaque da Cidade no deslocamento de cargas e passageiros, de transportes rodoviários federais, estaduais e municipais, e também de escoamento de produção. Esse aumento de movimento acabou por gerar a necessidade de novo ordenamento devido ao aumento do trânsito, de pedestres, de veículos e das deficiências relacionadas às dificuldades de acessos e mobilidade nas áreas urbanas de Anápolis GO, além dos problemas relacionados à saúde pelo depósito de partículas sólidas na atmosfera. O Desenvolvimento urbano pressupõe a manutenção de uma sadia percepção urbana, com equilíbrio do meio ambiente local construído, da saúde da população, do desenvolvimento tecnológico, da qualidade de vida e das transformações urbanísticas; evitando-se que para a mobilidade urbana haja uma desconexão da infraestrutura geográfica com expansão descontrolada, inchaço populacional e desequilíbrio estrutural com um crescimento da frota de veículos em desequilíbrio com a malha viária e a mobilidade urbana, causadores do aumento dos acidentes de trânsito, com questões urbanas e ambientais no seu processo de ocupação e crescimento, atrelados e decorrentes às problemáticas surgidas pelas formas como o homem maneja, explora, manipula e desfruta o meio ambiente construído, nas suas produções de transformações através dos tempos. Questões relacionadas com a ocupação do ambiente construído e a ausência de ordenamento sustentável tentarão demonstrar conexões estreitas entre o crescimento da população, o aumento da frota de veículos e os acidentes de trânsito nas áreas urbanas da Cidade, com base na Infraestrutura Urbana e de Trânsito. Como parte da região mais desenvolvida do Centro-Oeste brasileiro: eixo Goiânia-Anápolis-Brasília, Anápolis desponta como economia de indústria voltada para a transformação, medicamentos, comércio atacadista, indústria automobilística e educação. Com um Distrito Agroindustrial, sede do Polo Farmacêutico Goiano, grande gerador de fluxo de veículos, pode contribuir com o aumento da frota de veículos, o aumento do número de acidentes de trânsito e gargalos na malha viária e mobilidade urbanas. Pesquisa Documental na Secretaria da Companhia Municipal de Trânsito e Transporte do Munícipio de Anápolis e na Secretaria do Plano Diretor Participativo subsidiarão a Pesquisa, com análise do Plano Diretor de 2006, do Plano Diretor Participativo de 2015 e do Diagóstico e Revisão do Plano Participativo 2015/2025. Consubstanciada por Pesquisa bibliográfica de estudos já realizados sobre a temática, a abordagem qualitativa, análises e exploração dos dados serão levantados e analisados quantitativamente, com os resultados demonstrados em estatísticas descritivas. | pt_BR |
dc.subject | ACIDENTES | pt_BR |
dc.subject | MOBILIDADE | pt_BR |
dc.subject | SUSTENTABILIDADE | pt_BR |
dc.subject | TRÂNSITO | pt_BR |
dc.subject | URBANIZAÇÃO | pt_BR |
dc.title | MOBILIDADE E SUSTENTABILIDADE URBANA NA CIDADE DE ANÁPOLIS GOIAS | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações |
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