Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/19947
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ABREU, Sandra Elaine Aires de | - |
dc.contributor.author | MOTA, Joelma Regine da | - |
dc.contributor.author | CANDIDO, Joicy de Souza | - |
dc.contributor.author | VIEIRA, Nayanne Carolina de Carvalho | - |
dc.contributor.author | FERRAZ, Pâmella Patrícia de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-27T13:38:04Z | - |
dc.date.available | 2022-12-27T13:38:04Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-27 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/19947 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo tem como tema a inclusão de deficientes na escola regular, tendo em vista a importância da inclusão de todos os estudantes – mas, em especial, a dos que possuem algum tipo de deficiência. No contexto da inclusão do estudante com deficiência na rede regular de ensino, estabelecemos como objeto desta pesquisa a inclusão do deficiente auditivo. Para tanto, a problemática que norteou a pesquisa foi: como ocorre a inclusão dos estudantes com deficiência auditiva na escola regular? Dessa forma, o objetivo geral foi explicar a inclusão dos estudantes com deficiência auditiva na escola regular. E os objetivos específicos foram explicar a inclusão no ambiente escolar; explicar a inclusão do deficiente auditivo no ambiente escolar e compreender as barreiras que os deficientes auditivos enfrentaram na inclusão na escola regular. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa e como meio de investigação a pesquisa bibliográfica. É imprescindível que se repensem as práticas pedagógicas que têm sido utilizadas com os alunos surdos, pois estes não podem acreditar que suas dificuldades no tocante à escrita e à leitura são totalmente devido aos limites que eles possuem por serem surdos, mas que isso ocorre em muitos casos pelas metodologias que são escolhidas para ensiná-los. É preciso também que haja uma ação-reflexão contínua sobre a inclusão dos surdos na escola regular, visto que estes têm capacidade de aprender e frequentar tais escolas, indo assim contra o discurso da exclusão escolar e, concomitantemente, indo a favor de práticas educacionais novas dentro das escolas regulares. | pt_BR |
dc.subject | Inclusão; deficiente auditivo; escola regular. | pt_BR |
dc.title | INCLUSÃO DO DEFICIENTE AUDITIVO NA ESCOLA REGULAR | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC's |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Educação Inclusiva do Deficiente Auditivo.pdf | 489.66 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.