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http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/19904
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Carvalho, Karla Cristina Naves de | - |
dc.contributor.author | Silva Neto, José Antônio da | - |
dc.contributor.author | Machado, Ana Carolina de Holanda | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Deborah Gerrane Damásio | - |
dc.contributor.author | Alves, Mariana Ribeiro Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Ramos, Vitória Daiany Guimarães | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-12T17:41:45Z | - |
dc.date.available | 2022-12-12T17:41:45Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-21 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/19904 | - |
dc.description.abstract | O Transtorno do espectro autista (TEA) é caracterizado como um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, a socialização, além da detenção de padrões de comportamento e interesses restritos e/ou específicos. Durante toda a fase estudantil do autista, a grande maioria se depara com adversidades que prejudicam a adesão e continuidade do estudo. No ambiente universitário essa realidade não é diferente, são encontrados vários desafios para alunos com TEA se adaptarem a nova realidade e, devido a isso, é muito importante um conjunto de ações e serviços destinados a eles, a fim de que haja inclusão desses alunos no ensino superior. Diante disso o objetivo dessa pesquisa é identificar a ocorrência de medidas de inclusão acadêmica para os estudantes com TEA na Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA. O estudo em questão é qualitativo. O local de realização foi na Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA. A população foi quatro estudantes autistas maiores de 18 anos no curso de medicina. A coleta da pesquisa de campo contou com uma entrevista com perguntas sobre inclusão e adaptação do ambiente universitário conforme as necessidades especiais de alunos autistas. Desse modo, os resultados colhidos trouxeram a percepção desses alunos de que a sensação de inclusão é bem baixa. Os desafios acadêmicos e sociais relatados pelos entrevistados são, muitas vezes, derivados das questões relacionadas ao TEA, como: participação em atividades de metodologia ativa; falar em grupo; dificuldade de se relacionar com os outros alunos; salas lotadas com muitos estímulos sensoriais e auditivos; e mudanças de rotinas e cronogramas. Diante disso, com base na análise dos resultados e na experiência de construção da pesquisa foi possível observar que houve algumas medidas de inclusão, porém nem todas foram efetivas ou ocorreram de maneira ideal. | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista. | pt_BR |
dc.subject | Adaptação. | pt_BR |
dc.subject | Educação. | pt_BR |
dc.title | A percepção de inclusão por estudantes com o transtorno do espectro autista no ensino superior | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC's |
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2 A percepção de inclusão por estudantes com o transtorno do.pdf | 1.8 MB | Adobe PDF | View/Open |
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