Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/19716
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Reis, Fernando Figueiredo dos Santos e | - |
dc.contributor.author | Felicio Monteiro, Jennifer | - |
dc.contributor.author | Jacinto da Silva, Jorge Vinicius | - |
dc.contributor.author | Figueiredo dos Santos e Reis, Fernando | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-24T13:53:45Z | - |
dc.date.available | 2022-09-24T13:53:45Z | - |
dc.date.issued | 2021-12 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/19716 | - |
dc.description.abstract | Vítimas de bullying, consequentemente sofrem em queda no desempenho escolar e prejuízos no crescimento e desenvolvimento biopsicossocioespiritual, inseguranças, introversão, déficit de aprendizagem, rebaixamento da autoestima. Diante dos problemas acarretados pelas práticas de bullying foi constituída a Lei n. 13.185/2015 instituindo o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (bullying), sendo um importante marco jurídico no combate ao bullying. Os pares, na adolescência são fonte de relações e avaliações interpessoais, os membros do grupo do qual o indivíduo participa e se reconhece, se tornam pessoas significativas. Isso implica dizer que a análise do grupo sob o sujeito afeta a sua autopercepção. Será através do modelo dessas relações que ele irá moldar toda sua trajetória de vida. O sujeito traumático necessita fazer uma elaboração do fato traumatizante, que é feita através de repetições de histórias, sonhos repetidos e no caso de crianças a reprodução do evento em desenhos. Analisando o bullying como um fator de violência traumática, deduz-se que o evento vivenciado por parte da vítima ocasionará uma profunda alteração n no desenvolvimento de sua construção. Entende-se que o bullying é uma agressão profunda ao indivíduo, que por muitas vezes é imperceptível, mas que gera degradações profundas em todos os aspectos de sua vida, e se estende da infância a fase adulta. A vítima de bullying tende a reproduzir as atitudes de seus agressores pois aprende a reconhecer o mundo pela ótica das relações deturpadas que vivenciou. | pt_BR |
dc.subject | Bullying | pt_BR |
dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
dc.subject | Autoestima | pt_BR |
dc.title | CONSEQUÊNCIAS DO BULLYING ESCOLAR NA VIDA ADULTA | pt_BR |
Appears in Collections: | VII SEMINÁRIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE PSICOLOGIA - UNIEVANGÉLICA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CONSEQUÊNCIAS DO BULLYING ESCOLAR NA VIDA ADULTA.pdf | 221.54 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.